Pesquisadores criam bateria de íon-lítio mais segura

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/08/2018 às 17:39
Foto: Divulgação FOTO:

Cientistas dos estados Unidos criaram uma bateria de íon-lítio bem mais resistente que as atuais e, segundo eles, não deve causar explosões como outras baterias, por serem mais seguras.

Apesar de serem as mais utilizadas no mundo, atualmente, são bastante voláteis, podendo iniciar pequenos incêndios, como também podem perder capacidade com o tempo.

As explosões ocorrem se os eletrodos internos da bateria se tocarem, podendo causar um incêndio. Elas são separadas por um plástico fino e quando danificam ou sofrem queda, esses eletrodos podem ter atrito e entrar em chamas.

Leia Mais

Cientistas confirmam existência de gelo nos polos da Lua

China apresenta robôs médicos, professores e guerreiros

Buscando acabar com este risco, os cientistas trocaram esta camada fina que cobria os eletrodos por um material que se solidifica ao ser atingido, impedindo o contato e algum tipo de explosão, mesmo em caso de danos na bateria ou queda.

Os pesquisadores acreditam que esta tecnologia ainda precisa passar por alguns ajustes, mas acreditam que exista aplicabilidade no mercado de drones e veículos elétricos. E uma das principais vantagens é que este novo tipo de bateria só terá pequenas mudanças no processo de produção em relação as que já existem no mercado.