Golpe utilizando marca do aplicativo iFood gera mais de 86 mil ciberataques

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/08/2018 às 16:03
PSafe/Reprodução
PSafe/Reprodução FOTO: PSafe/Reprodução

Um novo golpe está circulando pelo Whattsapp, utilizando a marca do aplicativo IFood. Os cibercriminosos oferecem cupons de R$ 100, informando que o desconto é porque a empresa está fazendo aniversário. O laboratório da PSafe, especializado em cibersegurança, foi quem identificou o ataque.

Já foram detectados mais de 86 mil ciberataques nas últimas 48 horas, por meio da tecnologia de anti-phishing do aplicativo dfndr security

O golpe funciona da seguinte maneira, ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual há uma pesquisa que precisa ser respondida antes do acesso ao cupom. São as seguintes três perguntas: “Conhece o funcionamento do iFood?”; “Possui o aplicativo instalado no seu smartphone?”; “Indicaria o iFood para amigos e familiares?”.

PSafe/Reprodução

Independentemente do que for respondido, o usuário é direcionado para uma página e incentivado a compartilhar com os grupos ou amigos do WhatsApp. O texto afirma que após o compartilhamento o usuário será redirecionado para autenticar o cupom e receberá uma confirmação por sms.

PSafe/Reprodução

“Utilizar marcas famosas e reconhecidas no mercado é uma das principais estratégias dos cibercriminosos. Essa é uma forma de passar a ideia de que pode ser mesmo algo verdadeiro. Além disso, a estratégia de solicitar o compartilhamento via aplicativo de mensagem é perfeita para que o golpe se espalhe rapidamente.", comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

"Por isso é muito importante que as pessoas estejam atentas ao que recebem via aplicativos de mensagens, independentemente de quem enviou e da marca em questão.”, alerta Simoni.

Para não cair em ameaças como essa, o especialista afirma que é preciso adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, buscando os sites da empresa, como também desconfiar de mensagens que pedem para realizar o compartilhamento com amigos para ganhar alguma coisa.

Nota iFood

O iFood esclarece que a mensagem que está sendo disseminada pelas redes sociais oferecendo um cupom de R$ 100 é falsa.

A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato. O iFood – líder de delivery de comida online – tem como propósito tornar a alimentação mais prática e prazerosa, e um de seus principais valores é o cliente.

O caso está sendo apurado internamente e vai tomar as medidas cabíveis. A companhia reforça que a transparência e o respeito aos seus clientes e funcionários estão em suas prioridades e se coloca à disposição para qualquer dúvida adicional.

Leia Mais

Uber lança cartilha para auxiliar autoridades em investigações

Facebook detecta usuários que tentam confundir sobre notícias falsas