Motoristas de Uber buscam rotas maiores para aumentar faturamento

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/08/2018 às 20:48
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Uma mudança no sistema tem feito motoristas do Uber optarem por trajetos mais longos ou congestionados para aumentar remuneração, deixando os usúarios confusos com este diferente comportamento.

O Uber informou que no começo de julho foi implementada uma alteração, visando oferecer uma remuneração mais justa aos motoristas. Anteriormente o valor era fixo, sendo cobrado pela companhia 20% (UberBrack) ou 25% (UberX), por cada corrida, atualmente esse percentual pode ser flexível, com base no tempo e distância que o motorista percorrer para concluir a viagem.

Esta decisão foi tomada para atender as solicitações dos motoristas que, recebiam o valor fixo da viagem, independente de pegar trânsito intenso ou rota mais longa pra evitar um congestionamento, mesmo tendo adicional na quilometragem e no tempo. A implementação não terá mudanças para os usuários, pois a compensação será alterada no percentual que cabe ao serviço, podendo cair até 1% para os motoristas, em alguns casos.

Alguns problemas estão sendo sinalizados pelos usuários, que estão gastanto mais tempo nas corridas, pois os motoristas estão percorrendo trajetos mais longos ou congestionados para se beneficiar do novo sistema, mesmo que não seja necessário.

Um dos relatos colhidos pelo Tecnoblog é o de um usuário que gastou quase uma hora em uma viagem saindo do Aeroporto de Guarulhos. A previsão inicial era de 40 minutos de duração, “até que o motorista começou a desviar do caminho do Waze na marginal Tietê”, disse o passageiro. Em outro caso, uma corrida em Maceió que deveria levar 35 minutos durou quase 50 minutos porque o motorista preferiu um trajeto mais extenso.

A atualização recente ainda se depara com algumas incertezas, pois de acordo com os motoristas, a remuneração melhorou para trajetos mais longos, porém está mais baixa para viagens curtas.

Divulgação: Uber

Com isso muitos condutores estão cancelando viagens quando descobrem que o trajeto é curto e aumentando distâncias desnecessárias, mesmo o Uber informando que esta prática é proibida pela empresa e quem já estão com equipes e tecnologias para analisar viagens suspeitas e violações de termos de uso.

A companhia ainda solicita que os usuários que se sentirem prejudicados façam uma denúncia no próprio aplicativo. Os casos serão analisados e confirmando a irregularidade o condutor sofrerá penalidade, podendo até ser descredenciado.

Leia Mais:

Uber pretende investir R$250 milhões em centro tecnológico no Brasil

Gmail vai liberar cancelamento de envio de e-mail na versão Android