Intel e Nvidia brigam pela liderança em Inteligência Artificial

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/08/2018 às 9:00
Foto: AFP
Foto: AFP FOTO: Foto: AFP

A Intel entrou na briga pelo domínio do mercado de chips para treinar computadores a pensar com os seres humanos, contra a Nvidia, que hoje é a lider neste segmento.

Acredita-se que uma das maiores áreas de crescimento do mercado de inteligência artificial será a entrega dos computadores, que poderão executar as tarefas "aprendidas"com o treinamento da inteligência artificial e é a Intel que já domina o mercado de centrais de processamento de dados, onde estes comandos, provavelmente, serão processados.

“Nos próximos 18 a 24 meses, é muito difícil vislumbrar qualquer um que possa desafiar a Nvidia em treinamento”, disse Jon Bathgate, analistas da Janus Henderson Investors.

Os chips da Intel funcionam bem nesta área, especialmente quando são acompanhados por grandes quantidades de memória, disse Bruno Fernandez-Ruiz, vice-presidente de Tecnologia da Nexar, uma startup israelense que usa câmeras de smartphones para tentar prevenir colisões de automóveis.

As vendas de chips Nvidia para inferência estão subindo. Em maio, a companhia informou que tinha dobrado as vendas do produto na comparação anual para grandes centrais de processamento de dados, mas não deu detalhes. No início deste mês, a empresa de computação em nuvem do Google afirmou que adotou os chips da Nvidia para tarefas de inferência e que vai alugar os equipamentos para clientes.

Leia Mais:

Uber pretende investir R$250 milhões em centro tecnológico no Brasil

Asus lança Zenfone 5 no Brasil – Confira os preços

Mas a Nvidia enfrenta obstáculos para seus produtos de inferência porque o mercado de processamento de dados está coberto de chips da Intel vendidos nos últimos 20 anos e sua velocidade ainda é um diferencial, relacionada aos seus concorrentes.

A Nvidia tem trabalhado para resolver tais desafios. A companhia lançou software este ano para tornar seus chips de inferência mais rápidos na entrega dos dados. A empresa também anunciou nesta semana uma nova família de processadores baseados em uma tecnologia chamada Turing que afirma ser 10 vezes mais rápida.

“Estamos ativamente trabalhando com praticamente todos provedores de Internet do mundo para incorporarem aceleração de inferência em seus equipamentos”, disse Huang. Ele deu como exemplo o reconhecimento de voz, que somente é útil se responder em um período de tempo relativamente curto. “E nossa plataforma é realmente excelente para isso.”