Uber pretende investir R$250 milhões em centro tecnológico no Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/08/2018 às 16:34
AFP PHOTO / Anthony WALLACE
AFP PHOTO / Anthony WALLACE FOTO: AFP PHOTO / Anthony WALLACE

Com a ideia de tornar mais seguro o recebimento em espécie para seus motoristas, o serviço de aplicativo Uber, informou nesta sexta-feira que pretende abrir um centro tecnológico de desenvolvimento, no valor de 250 milhões de reais, aqui no Brasil.

A empresa também tem planos de expandir seus serviços na América Latina e para este projeto de desenvolvimento, o valor servirá vai financiar, nos próximos cinco anos, cerca de 150 especialistas em tecnologia, localizados em São Paulo, focados apenas em pensar variedades de soluções para segurança, disse o diretor de produtos de segurança do Uber, Sachin Kansal.

Diferente dos Estados Unidos, no Brasil a necessidade de pagamento em dinheiro é bem maior e com isso os desafios na segurança aumentaram. Porém, como o país é hoje o segundo maior mercado nacional do Uber, com 1 bilhão de corridas nos últimos quatro anos, será necessário criar um método para continuar seu crescimento no local.

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O presidente-executivo da empresa, Dara Khosrowshahi, que assumiu as rédeas há um ano, disse que a segurança é agora a principal prioridade do Uber. Entretanto em outros países mais desenvolvidos, o foco é a segurança dos passageiros, pois os pagamentos são feitos em cartões débito e crédito, diferente dos países emergentes que a falta de segurança atinge os dois lados, já que o motorista por aceitar dinheiro pode se tornar alvo de ataques de passageiros

“É extremamente importante para nós apoiarmos o pagamento em dinheiro”, disse Kansal em uma entrevista no escritório do Uber em São Paulo. “Há um certo segmento da sociedade que não tem acesso a cartões de crédito e esse é também o segmento da sociedade que provavelmente tem mais necessidade de transporte conveniente e confiável.”

Novas ferramentas estão sendo testadas para ajudar a confirmar a identidade dos usuários sem cartões de crédito, disse ele. Um desses métodos, que exige o número do identificação do passageiro para pagar em dinheiro, foi introduzido no ano passado, logo após ser revelado um aumento nos ataques contra os motoristas do Uber quando a companhia lançou a possibilidade de pagamento em dinheiro.

O Uber também permite que motoristas e usuários compartilhem suas localizações em tempo real com os contatos. O percentual de usuários do Uber que ativam o recurso está perto de 10 por cento, disse ele.

“Os motoristas estão usando mais (o recurso) do que os usuários em todo o mundo”, disse Kansal, “mas a magnitude dessa diferença na América Latina é bem alta”.

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