Criminosos tentam roubar dados de clientes da Netflix através de SMS

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/08/2018 às 14:51
Foto: Netflix / Divulgação
Foto: Netflix / Divulgação FOTO: Foto: Netflix / Divulgação

A mais nova tentativa de golpe que anda circulando por aí é com os usuários da Netflix. Os criminosos usam as mensagens de celular (SMS) para tentar roubar os dados bancários dos assinantes do serviço de streaming.

LEIA MAIS

- Brasil tem mais de 7 milhões de sites desprotegidos, diz estudo

- Empresas precisam reforçar proteção de dados, diz diretor do Google

- Firma especializada descobre falha de segurança no WhatsApp

A tentativa de roubo foi descoberta pela empresa Real Protect Security, que é especialista em segurança da informação, e afirmou que os SMS são um meio de levar a vítima para uma página de 'fake' de recadastramento.

O assinante recebe uma suposta mensagem de texto da Netflix pedindo para atualizar os seus dados, se não a assinatura será cancelada, e é redirecionado para um site que tem aparência semelhante ao do streaming de filmes.

Já no site, o usuário tem que preencher informações pessoais e do cartão de crédito (o alvo principal da fraude) para "confirmar" dados da conta. Após serem informados, os dados caem automaticamente nas mãos dos fraudadores, que podem clonar ou fazer compras não-autorizadas, por exemplo.

Segundo Real Protect Security, o site já foi tirado do ar, impossibilitando os criminosos de realizarem mais fraudes. No entanto, os peritos em segurança afirmaram que não conseguiram descobrir quem são os responsáveis pela fraude.