TEDx Recife divulga lista completa de palestrantes na edição 2018

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/08/2018 às 18:43
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

A conferência internacional TEDx terá uma edição no Recife no próximo 25 de agosto e divulgou o line up completo com os 12 palestrantes. O evento ocorrerá no Grupo Cornélio Brennand, no bairro da Várzea.

Conhecido como 'speakers', os palestrantes desta edição são de diversas áreas e terão 18 minutos para falar sobre diversos assuntos que permeiam o tema "“O futuro não é como antigamente”.

LEIA MAIS

» TEDx volta ao Recife para discutir a relação do futuro com o presente

Denilson Shikako é o CEO da Fábrica de Criatividade, um espaço que incentiva ideias, com sede em São Paulo. Shikako vai falar sobre “Quando a criatividade traz ´5entidos`”. A palestra contará a história de uma ideia e como a inovação pode trazer sentido para grandes e pequenas coisas na vida.

Foto: Denilson Shikako/ Divulgação

Em ano de eleições, a TEDx Recife vai trazer o cientista de dados Pedro Vilanova que apresentará a Operação Serenata de Amor. Ela surgiu após uma sequência de escândalos de desvio de dinheiro público no País. O projeto consiste em utilizar inteligência artificial para fiscalizar os gastos públicos no Brasil. Com a palestra “Os robôs que tornam a política mais humana”, Vilanova falará sobre a influência da tecnologia para o surgimento da cidadania ativa e do controle social pelos cidadãos.

Foto: Murilo Gun / Divulgação

A grade também tem vários pernambucanos de destaque. Entre eles está o administrador e comediante Murilo Gun, conhecido como um dos pioneiros da internet no Brasil. O tema da palestra de Gun é “Escola segunda Casa, Casa primeira Escola”. A talk fará um paralelo entre a educação doméstica e a educação acadêmica.

O engenheiro da computação Renan Hannouche falará sobre “Quem tem medo do futuro?”. A palestra debaterá sobre os maiores medos e ansiedades da atualidade e apresenta novas perspectivas para transformar o futuro em uma fábrica de oportunidades.

Já na área de inovação em saúde, o biomédico Onicio Neto, fundador do aplicativo Clinio, fará uma talk sobre “Abundância e interfaces na era da saúde digital”.

Além de tecnologia e inovação, a lista terá a participação de empreendedores sociais e educadores relatando suas experiências em diversas áreas. Karina Zapata falará sobre “O Fantástico Mundo do Turismo Criativo e seu Impacto Territorial”, chamando a atenção sobre como o turismo pode extrair o melhor das pessoas para o desenvolvimento local em uma base sustentável.

O engenheiro civil Júlio Lêdo decidiu largar o emprego formal para viajar pelo mundo captando e realizando trocas de histórias de pessoas comuns. A palestra dele tem como tema “O facilitador de trocas”.

Ainda vão participar do TEDx Recife, a empreendedora social Laine Torres, a administradora Ana Dias, o empreendedor Hugo Madureira, o engenheiro Saulo Suassuna e o educador Edgard Diniz.

O evento será transmitido no YouTube e os ingressos custam R$ 220 e podem ser adquiridos no site da Sympla.