Variante do WannaCry interrompeu produção de fornecedora de chips da Apple

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/08/2018 às 16:45
Foto: AFP
Foto: AFP FOTO: Foto: AFP

A principal fornecedora de chips da Apple, a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), foi atingida no último final de semana por uma variante do vírus WannaCry, de acordo com a própria empresa.

A infecção fez com que a TSMC tivesse de desativar algumas unidades. Segundo o Bloomberg, essa variação do ransomware de 2017 infectou os sistemas da TSMC após uma fornecedora ter conectado um software infectado à rede da companhia sem ter feito antes uma varredura. Por isso, a variação se espalhou muito rápido e chegou a atingir unidades da TSMC em Hsinchu, Taichung e Tainan.

LEIA MAIS

» Ciberataque em Singapura estaria vinculado a governos estrangeiros

» Ataque de hackers infecta roteadores no Brasil para minerar criptomoeda

» FGV cria centro contra desinformação na internet

A empresa taiwanesa fez questão de frisar que não foi um ataque hacker o causador e que o software infectado foi fornecido por um fabricante ainda não identificado. "Instalamos dezenas de milhares de ferramentas antes, e essa é a primeira vez que isso aconteceu.", disse C.C. Wei, o CEO da TSMC.

A empresa não explicou se esse caso teria algum impacto nos clientes, como no iPhone que deve ter novos aparelhos lançados no mês que vem. No entanto, analistas afirmam que este impacto deve ver mínimo em smartphones da Apple.

O que poderia acontecer é um atraso na entrega dos componentes à empresa de tecnologia, mas esse retardo não deve atingir os consumidores dos celulares. Nehal Chokshi, analista do Maxim Group LLC, ainda afirmou que não é preciso preocupação demasiada com o caso. "Não acho que exista uma necessidade de pânico a partir da perspectiva da Apple ou de um investidor", afirmou.