Confira as novidades do Android Pie

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/08/2018 às 17:37
Foto: Google / Divulgação
Foto: Google / Divulgação FOTO: Foto: Google / Divulgação

A Google anunciou nesta segunda-feira (6) o seu novo sistema operacional o Android 9.0 Pie. O sistema já pode ser adquirido para celulares Google Pixel, mas smartphones de outras marcas devem ter acesso a ele até o fim do ano.

A versão final do Android Pie trouxe algumas melhorias em relação às versões beta como na interface e recursos de Inteligência Artificial.

» Fortnite para Android não será distribuído na Google Play Store

» Fuchsia OS: Google já trabalha no substituto do Android

» Pesquisadores descobrem falha de segurança que atinge celulares com Android

A novidade mais impactante é a da barra de navegação. Como opção, os usuários podem escolher exibir uma barra horizontal em vez dos botões de "Voltar", "Apps Recentes" e "Home". Além disso, outras novidades como "Bateria Adaptável" e a estética do sistema são observadas nesta versão definitiva. Confira algumas:

Bateria Adaptável

Foto: Google / Divulgação

Esta função que utiliza de inteligência artificial pretende permitir que o celular seja usado com apenas uma recarga. Este sistema consegue entender a forma que o usuário usa o telefone e, dessa forma, ajustar o gasto de energia através dos aplicativos menos utilizados. A Google afirmou que a economia de bateria deve chegar a 30% do processador do smartphone.

Ações nos aplicativos

Foto: Google / Divulgação

Esta ferramenta vai sugerir ações inteligentes que envolvam os aplicativos mais usados do usuário. Com isso, o Android Pie pretende entender como o usuário usa os apps e sugerir atalhos para ele que podem ser mostrados na Google Assistente e gaveta de aplicativos.

Mudança estética

O Android Pie é um sistema mais colorido e que tem ícones arredondados. Essa mudança pode ser mais observada no painel de configurações e na área de ajustes rápidos. o SO também tem animações sutis do Android, que deixam a experiência no manuseio mais interessante.

Foto: Google / Divulgação

Brilho

Agora o Android Pie compreende como o usuário utiliza o brilho do seu smartphone, também levando em consideração a iluminação e o ambiente em que o celular se encontra. A proposta é fazer isso de forma eficiente e sem consumir muita energia.

Outras mudanças também podem ser percebidas como capturas de tela melhoradas, um botão para confirmar a rotação do celular, melhor gerenciamento de notificações, controles de volume com mais simplicidade e uma seleção de texto mais inteligente.