Golpe no WhatsApp promete 20GB de internet, mas instala vírus

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/07/2018 às 14:40
ARivera/Pixabay
ARivera/Pixabay FOTO: ARivera/Pixabay

Você já recebeu alguma mensagem oferecendo internet de graça no WhatsApp? Pois é bom ter cuidado, já que esse é o mais novo golpe que criminosos estão tramando no aplicativo de mensagens.

Essa nova modalidade de crime tenta infectar os celulares com vírus e foi descoberta por estudiosos de segurança da PSafe. A intenção é enganar os usuários através de uma oferta irrecusável: um pacote de até 20GB de internet de graça que pode ser usado em 60 dias e isso é para qualquer operadora.

LEIA MAIS

» WhatsApp testa ferramentas para combater golpes e fake news

» Facebook supera WhatsApp e chega a 127 milhões de usuários no Brasil

» WhatsApp testa stickers em versão beta para Android

Para ter acesso a suposta "promoção", o usuário tem que clicar em um link que o leva para um site onde a vítima receberia a oferta. No site, segundo o Olhar Digital, três perguntas são feitas: "quantos dias de internet o usuário quer", " a quantidade de internet" e "o tipo de rede que o usuário quer ativar". Após responder as questões, a vítima precisa ainda compartilhar a mensagem com três amigos ou grupos no WhatsApp para poder receber o suposto benefício.

A questão é que este pacote de dados é falso e a página exibe alertas como se o celular do usuário estivesse com problemas e pede para que ele faça o download de aplicativos maliciosos. Ou seja, em vez de oferecer internet de graça, os criminosos disponibilizam uma grande dor de cabeça para a vítima, instalando vários vírus nos smartphones.

Esse tipo de golpe é bastante comum no aplicativo de mensagens e, apesar disso, ainda enganam muitas pessoas. De acordo com a PSafe, essa falsa oferta teve 45 acessos por minuto. Para não cair neste tipo de golpe, os especialistas recomendam não clicar em links duvidosos no WhatsApp.