Por combater fakes e bots, Twitter tem queda de 1 milhão de usuários

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/07/2018 às 13:16
Foto: Jonathan Alcorn / AFP
Foto: Jonathan Alcorn / AFP FOTO: Foto: Jonathan Alcorn / AFP

O Facebook não foi a única rede social a ter queda nos usuários ativos, o Twitter também teve e foi de um milhão de usuários neste segundo semestre de 2018. No entanto, a causa da queda no número de contas não tem a ver com desinteresse das pessoas pela rede social.

A causa deste grande número faz parte das ações que o Twitter tem tomado para diminuir o número de bots e usuários falsos na plataforma. Esses perfis costumam compartilhar spam, realizar golpes ou enviar malwares e manipulação política, por exemplo. Recentemente a rede social resolveu combater mais ativamente essas contas e diz ter tido bons resultados, apesar disso significar a queda no número de usários ativos.

A expectativa é de que nos próximos meses o Twitter tenha quedas ainda mais acentuadas no número de usuários. Segundo o Canaltech, os números podem chegar a cinco milhões de usuários mensais por causa da limpeza dessas contas.

LEIA MAIS

»Para combater bots, Twitter exige e-mail de contas novas

» Twitter suspendeu 70 milhões de contas suspeitas em dois meses, diz imprensa

» Twitter eliminará contas ‘bloqueadas’ da contagem de seguidores

Mesmo com o alto número, o combate às contas fakes e bots é bem visto, já que vai permitir uma rede social com menos problemas. De acordo com os executivos da empresa, esse é o maior objetivo e que por ele é válido o risco dos acionistas verem a redução como um problema.

Esse combate mais acirrado aos fakes traz consigo uma constatação: a de que os usuários falsos eram contados como reais e isso talvez não seja bom para novos investimentos. Isso se mostra de forma mais objetiva na queda das ações em 16% após a divulgação dos números.

Mas, de acordo com o Twitter, apesar da rede social perder por um lado, ela ganha do outro. Números da empresa revelam que todos os dias há um crescimento de 11% no total de usuários. Isso mostra que a plataforma está sendo bem vista e atraindo novos seguidores, ao mesmo tempo em que investe em segurança e garante pessoas reais ativas na rede social.

Financeiramente a empresa anda bem, apesar dos números divulgados. Esse é o terceiro trimestre seguido que o Twitter mostra lucros sólidos. O lucro foi de US$ 100 milhões e o crescimento de 27% em comparação com o ano passado.