WhatsApp testa ferramentas para combater golpes e fake news

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/07/2018 às 11:12
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Golpes a partir de cliques em sites maliciosos e notícias falsas disseminados pelo WhatsApp já não são novidade na internet. O que temos de novo é que o aplicativo resolveu tomar providências quanto a isso: está em fase de testes um sistema que evita a difusão desses links e a propagação das 'fake news'.

LEIA MAIS

Facebook supera WhatsApp e chega a 127 milhões de usuários no Brasil

Falha no WhatsApp mostra ‘visto por último’ de quem desabilitou função

WhatsApp agora avisa se a mensagem foi encaminhada

No caso dos sites falsos, a atualização pretende mostrar quando um link for suspeito através de um aviso vermelho. A intenção é de ajudar o usuário desavisado a identificar possíveis links maliciosos e deve funcionar em qualquer idioma. Este recurso já está funcionando na versão beta do app, mas ainda não há previsão para um lançamento oficial.

Foto: reprodução

Outro recurso, esse com mais ênfase em combater as notícias falsas, já está apto no mundo inteiro, de acordo com o WhatsApp. A atualização é um upgrade simples: diminui o número de encaminhamentos para 20 pessoas ou grupos por vez. Essa é uma diminuição acentuada, já que antes era possível encaminhar um vídeo, texto ou link para até 250 pessoas ou grupos por vez.

Essas medidas não são esperadas como soluções para os problemas, mas já mostram que o aplicativo de mensagens está agindo para coibir tanto a disseminação de sites maliciosos como o compartilhamento de fake news.

Em nota, segundo o Tecnoblog, o WhatsApp afirma que essas mudanças "vão ajudar a manter o WhatsApp do jeito que ele foi projetado para ser: um aplicativo de mensagens privadas". A empresa ainda afirmou que outras funções estão sendo testadas para combater a desinformação.