Elon Musk pede perdão após chamar espeleólogo de pedófilo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/07/2018 às 10:29
Foto: Brendan Smialowski / AFP
Foto: Brendan Smialowski / AFP FOTO: Foto: Brendan Smialowski / AFP

Por AFP

O fundador da SpaceX e diretor-executivo da Tesla, Elon Musk, pediu desculpas nesta quarta-feira (18) ao espeleólogo britânico Vernon Unsworth que participou do resgate de 12 garotos tailandeses junto com seu treinador, após tê-lo chamado de "pedófilo".

LEIA MAIS

» Elon Musk envia engenheiros para ajudar no resgate de presos em caverna

» Após escândalo, Elon Musk exclui páginas da Tesla e SpaceX do Facebook

» Elon Musk aparece na SXSW, fala do espaço e de inspiração

O bilionário americano atacou Unsworth depois que ele classificou de manobra publicitária a oferta de Musk de enviar um minissubmarino para retirar os meninos da caverna inundada.

As ações do fabricante de automóveis caíram na Bolsa depois do ataque no Twitter, e as críticas a Musk se multiplicaram nas redes sociais, onde alguns usuários chegaram a colocar em dúvida sua saúde mental e sua capacidade para dirigir uma empresa.

"Suas ações contra mim não justificam minhas ações contra ele e, por isso, peço desculpas ao senhor Unsworth e às companhias que represento como dirigente", declarou Musk no Twitter. "A culpa é minha e apenas minha", completou.

Vernon Unsworth pretende processar Musk

Os meninos saíram na semana passada da caverna de Tham Luang, onde ficaram presos desde 23 de junho, graças a uma operação de salvamento realizada por uma equipe internacional.

Vernon Unsworth, que vive parte do ano na Tailândia e deu indicações topográficas aos socorristas, disse à AFP ter a intenção de processar o empresário.

O britânico considerou que o protótipo de Elon Musk não tinha "absolutamente qualquer possibilidade de funcionar".  Pode "enfiar seu submarino onde quiser", afirmou.

Com 22 milhões de seguidores no Twitter, Musk se referiu a Unsworth em uma série de tuítes, sem citá-lo. Chamou-o de "pedo", diminutivo em inglês para pedófilo. Depois, Musk apagou os tuítes.