Falsa promoção oferece passagens gratuitas da GOL e faz mais de 31 mil vítmas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/07/2018 às 10:40
PSafe/Reprodução
PSafe/Reprodução FOTO: PSafe/Reprodução

Passagem aérea de graça? Basta responder um simples questionário? Como diria Pe. Quevedo:

A dica vem do pessoal do dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança. Através dos alertas gerados pelos usuários do dfndr security, os especialistas identificaram um novo golpe que está circulando na praça pelo WhatsApp, oferecendo duas passagens aéreas gratuitas.

O golpe usa o nome da companhia aérea GOL para dar credibilidade a suposta promoção. De acordo com o dfndr lab, mais de 31 mil ciberataques foram identificados nas últimas seis horas.

O Modus Operandi: ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual há uma pesquisa que precisa ser respondida antes do acesso à “promoção”. São as seguintes quatro perguntas:

Ao longo do processo, a pessoa vê também um contador que informa o número de passagens que ainda estão disponíveis e que vai decrescendo com o tempo para gerar uma sensação de urgência do preenchimento. TUDO CONVERSA!

Independentemente das respostas, o usuário é direcionado para uma página na qual é incentivado a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp. O texto afirma que após o compartilhamento o usuário poderá resgatar as passagens, que serão enviadas por e-mail em até dois dias. Ao final, há ainda uma falsa seção de comentários com pessoas que teriam conseguido sacado o benefício.

“Estamos em época de férias escolares e por isso muitas pessoas planejam viajar com a família, o que torna o momento propício para um golpe como esse. Os cibercriminosos estão sempre atentos a essas oportunidades para passar a ideia de que pode ser algo verdadeiro. Além disso, a estratégia de solicitar o compartilhamento via aplicativo de mensagem é perfeita para que o golpe se espalhe rapidamente e leve com ele a confiança e credibilidade do amigo ou familiar que o enviou”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Nota da GOL

A GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL (www.voegol.com.br). Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento pelo número 0300 115 21 21.

Nossa galeria de golpes:

Dia dos Namorados: cuidado com golpe online que usa a marca O Boticário

Novo golpe no WhatsApp promete saque de FGTS inativo

Golpe que oferece falso cupom de desconto do Uber já afetou mais de 40 mil usuários

Alerta: cuidado com o teste “Qual Celebridade Você Se Parece?”

Páginas se passam por grandes varejistas para disseminar promoções falsas no Facebook

Promessa de alterar a cor do WhatsApp esconde golpe que já afetou mais de 1 milhão de usuários

Recém-lançado, recurso de chamada de vídeo no WhatsApp já é alvo de golpes

Alerta: não caia no golpe da McDonald’s no WhatsApp

“Veja quem visitou seu perfil” – Golpe do Facebook mudou e agora mira usuários do WhatsApp

Cuidado com o golpe do Burguer King no Whatsapp