Rede com altíssima velocidade conecta universidades em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/07/2018 às 9:49
Hospital das Clínicas UFPE (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
Hospital das Clínicas UFPE (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: Hospital das Clínicas UFPE (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Universidades e centros de pesquisa de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte já estão se beneficiando da Rede Ipê, a nova infraestrutura de internet acadêmica brasileira da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A primeira fase do projeto, com conclusão de entrega até julho, conta com conexões de altíssima velocidade em 100 Gb/s de Fortaleza a Natal, de Recife a Maceió, de Maceió a Aracaju e de Aracaju a Salvador.

A Rede Ipê é fruto de um acordo firmado entre a RNP e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que entra como suporte as fibras ópticas das linhas de transmissão elétrica. Essa parceria tem duração de 20 anos e recebe investimentos do Programa Nordeste Conectado, do Ministério da Educação (MEC), para propiciar o acesso à banda larga principalmente nas cidades do interior do Brasil, com foco em educação e pesquisa.

“Por estar presente em todo o território nordestino, a Chesf nos permite conectar diversas instituições no interior. Com isso, assumimos a responsabilidade e o compromisso de oferecer uma conexão de maior qualidade às nossas instituições no Nordeste brasileiro”, explica diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi.

Entre as instituições já conectadas pela rede Ipê, está o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), que também se beneficiará da internet em altíssima velocidade nos outros Estados. “Além de fortalecer os núcleos de pesquisa do estado, a rede vai beneficiar a agilidade de networkingentre as universidades conectadas. Essa troca de experiências é essencial para melhorar a qualidade do ensino”, comenta a professora e coordenadora do Núcleo de Telessaúde do Hospital, Magdala de Araújo.

Ao todo, 28 campi de instituições federais de 19 cidades no interior desses estados do Nordeste serão beneficiados diretamente, com velocidades a partir de 1 Gb/s. Até o final de 2019, em uma segunda etapa do projeto, outras rotas semelhantes também entrarão em operação, como a de Fortaleza (CE), Teresina (PI), Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA), Salvador (BA), estendendo o benefício a outras 77 cidades do interior do Nordeste.

O aumento da capacidade da rede Ipê no Nordeste também beneficia, de forma geral, todas as instituições conectadas aos Pontos de Presença (PoPs) da RNP nas capitais desses Estados. Essa capacidade de altíssimo desempenho e com potencial ilimitado de crescimento poderá ser levada também para outras localidades do interior, além daquelas já contempladas pela parceria RNP-Chesf, a partir de projetos empreendidos entre a RNP e os governos estaduais.