Capa "airbag" se abre quando o celular cai

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/07/2018 às 13:47
ADcase (Frenzel + Mayer Solutions)
ADcase (Frenzel + Mayer Solutions) FOTO: ADcase (Frenzel + Mayer Solutions)

Poucos momentos na vida são mais tensos do que os segundos entre o smartphone cair no chão e você pegá-lo para avaliar o dano causado. Mesmo com Gorilla Glass, capa reforçada e película na tela, a gente sabe que a Lei de Murphy é inexorável e, fatalmente, seu celular pode acabar quebrado.

Porém, um estudante de engenharia alemão quer mudar isso. Philip Frenzel, da Universidade de Aalen, recebeu um prêmio da Sociedade Alemã de Mecatrônica ao criar o ADcase (que significa "amortecimento ativo"), uma capa para smartphone que projeta quatro "pernas" quando detecta que o aparelho está caindo, protegendo a tela e outros componentes sensíveis do impacto direto com o chão.

A ideia nasceu quanto o smartphone de Frenzel, que estava no bolso de uma jaqueta, pendurada num corrimão, caiu no chão e trincou a tela. O estudante trocou o componente quebrado, mas diz que o celular nunca mais foi o mesmo. "O acidente causou a quebra de todos os eletrônicos", contou Frenzel ao Pre-view, que ressaltou ainda que os cases tradicionais só protegem a traseira do aparelho. "Além disso, embalar o iPhone, com seu design, em uma capa externa grande não é algo divertido", completa o estudante.

Frenzel se juntou com outro aluno da Aalen, Peter Mayer, e vai lançar uma campanha no Kickstarter para produzir o acessório. O ADcase inicialmente será compatível com iPhone 6 ou superior.

Philip Frenzel, criador do ADcase (Frenzel + Mayer Solutions)

Vi no Tecnoblog, que viu no The Verge.