Bordeaux acolherá em 2020 Copa do mundo de futebol de robôs

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/06/2018 às 14:41
Robocup/Divulgação
Robocup/Divulgação FOTO: Robocup/Divulgação

A cidade de Bordeaux, no sudoeste da França, acolherá em junho de 2020 a RoboCup, que reúne a cada ano robôs de todas as categorias provenientes de 40 países para se enfrentar, particularmente no futebol, informaram os organizadores nesta segunda-feira.

Com 90 cm de estatura, esqueleto de alumínio e os pés quadrados, o time Rhoban do Laboratório de pesquisa em informática de Bordeaux (Labri) obteve em dois anos consecutivos (2016 e 2017) o cobiçado título de campeão do mundo de futebol robótico na "Liga humanoide Kid-size".

Títulos que conseguiram convencer comunidades, universidades e poderes públicos da capital francesa do vinho a apresentar a candidatura de Bordeaux para 2020, que foi oficialmente eleita em Montreal (Canadá), onde nesta segunda-feira começou a edição 2018 da competição.

A RoboCup foi proposta em 1996 por um pesquisador japonês com o objetivo de estimular a pesquisa robótica com um desafio "louco", o de colocar em funcionamento, até 2050, um time de robôs totalmente autônomos, capaz de derrotar o time campeão do mundo dos humanos.

Desde então, os melhores robôs concorrem entre si todos os anos em provas diversas: partidas de futebol, mas também simulações de salvamento em catástrofes naturais, ajuda aos humanos no ambiente doméstico, aplicações industriais e etc.