Série documental com a história de formação do Polo de TIC de Pernambuco será lançada nesta quinta

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/06/2018 às 10:01
Belarmino Alcoforado, o primeiro entrevistado do projeto (Foto: Virgínia Rodrigues)
Belarmino Alcoforado, o primeiro entrevistado do projeto (Foto: Virgínia Rodrigues) FOTO: Belarmino Alcoforado, o primeiro entrevistado do projeto (Foto: Virgínia Rodrigues)

Desde os pioneiros da Elógica, Proncege e Banorte, até a consolidação do Porto Digital, o Polo de Tecnologia da Informação e Comunicação de Pernambuco construiu ao longo das décadas uma trajetória que o marcou como um dos ambientes mais inovadores do Brasil.

Parte desta jornada poderá ser vista no projeto Memória do Futuro, que incluirá textos, fotos e vídeos que se tornarão uma espécie de "museu vivo" da história da TIC no Estado. O projeto é capitaneado pelas entidades representativas do SoftexRecife, Porto Digital, Assespro e Seprope, com entrevistas com personagens que contribuíram ativamente para a formação cluster.

O lançamento do projeto será realizado nesta quinta-feira (14), às 17h30, na Associação Comercial de Pernambuco, no Bairro do Recife. ?O acesso é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas neste link: https://bit.ly/2l0kglU

De acordo com o presidente do SoftexRecife e idealizador da iniciativa, Alcides Pires, o projeto faz um resgate do setor e também revela os caminhos para quem deseja plantar um ecossistema de tecnologia. “Memória do Futuro traz pessoas e empresas, que estiveram na base da construção do que hoje chamamos de ecossistema de TI”, disse.

A série refaz a história da criação do polo tecnológico, desde o período Pré-Porto Digital. Pessoas ícones dessa época comentam fatos, opiniões e até causos de quem abriu caminhos para a relevância do Estado como polo tecnológico no Brasil e no mundo. Nos documentários em vídeo, que têm em média 10 minutos, são abordados temas como empreendedorismo, inovação e pioneirismo, através da trajetória dos entrevistados, empresas e instituições, como Banorte, CESAR e o próprio SoftexRecife.

Silvio Aragão, Cláudio Marinho e Cláudio Barbosa (Foto: Virgínia Rodrigues)

Na estreia, o público vai conferir um bate-papo com Belarmino Alcoforado, fundador da companhia Elógica, que criou, em 1983, o primeiro microcomputador de origem pernambucana, chamado de Corisco. Ele também foi responsável por trazer a internet para a capital pernambucana nos anos de 1990.

Ainda compõe o primeiro conjunto entrevistas com José Cláudio Oliveira, presidente da Procenge (tradicional empresa de TIC do Estado presente no mercado há mais de 45 anos); Cláudio Marinho, consultor e ex-secretário de Planejamento e Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo de Pernambuco; e Silvio Meira, co-fundador e atual presidente do Conselho de Administração do Porto Digital.

Todos material - vídeos, texto e imagens - desse projeto ficarão aberto ao público a partir da estreia, pelo site do projeto e também pelas redes sociais das entidades. A cada 15 dias, novas entrevistas vão ao ar. Na produção do projeto, atuam diretamente mais de 15 profissionais. Entre eles, estão as jornalistas Emídia Felipe (Direção Geral) e Mona Lisa Dourado, que assina a consultoria e edição.

 

Ficha Técnica

Idealização e coordenação geral: Alcides Pires

Produção geral: EuEscrevo

Consultoria e edição: Mona Lisa Dourado

Textos: Ana Luiza Machado, Emídia Felipe e Juliana Cavalcanti

Direção de vídeo: Emídia Felipe

Captação de imagens: Júnior Guajiro

Som direto: Iddo Alves

Edição: Marlon David

Fotos: Alan Rodrigues e Virgínia Rodriguez

Colaboração: Renato Raposo e Thiago Guillen

Música: Alexander Blu/Orange Sounds