TIM libera chamadas de voz sobre dados 4G para mercado corporativo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/05/2018 às 11:27
CITYEDV/Pixabay
CITYEDV/Pixabay FOTO: CITYEDV/Pixabay

Anteriormente disponível só para clientes de Brasília, a TIM lançou nacionalmente seu serviço de chamadas de voz em alta definição pela rede 4G para o mercado corporativo. Chamado de VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) está disponível em 1.445 cidades  para clientes corporativos e pós que possuírem smartphone compatível com a solução.

“Com a liberação da tecnologia para essa base, garantimos maior abrangência no uso desta nova tecnologia e democratizamos ainda mais o serviço, que tem como principal objetivo a melhor experiência do cliente no uso da voz. Em um mercado dinâmico, ter a possibilidade de efetuar chamadas com mais qualidade pode ser sinônimo de novos negócios”, explica Leonardo Capdeville, VP de Tecnologia da TIM Brasil.

A tecnologia permite ao consumidor do mercado corporativo efetuar e receber chamadas por meio da rede LTE (4G), diferentemente do que ocorre atualmente, quando passa automaticamente para 3G e 2G ao iniciar ou receber uma ligação. O diferencial é a qualidade das chamadas, feitas na rede de dados, garantindo eficiência, estabilidade e sem ruídos. A solução também permite uma redução do consumo de bateria, devido ao tempo de estabelecimento da ligação ser menos da metade do atual e a navegação simultânea utilizando o 4G.

Em relação à cobrança, essas melhorias serão transparentes para o cliente e não significarão maior custo, pois continuará sendo tarifado da mesma forma, conforme o plano contratado. Não há desconto do pacote de dados. O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente.

Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE. Além disso, a TIM foi a única certificada pela Apple a liberar o VoLTE aos clientes que utilizam iPhone. A tecnologia será liberada breve para os clientes dos segmentos pré e controle.