APP que serve como botão de pânico vence hackathon da Uber no Recife

Maria Luiza
Maria Luiza
Publicado em 21/05/2018 às 16:32
Vencedores do hackathon da Uber no Recife vão representar o estado em SP
Vencedores do hackathon da Uber no Recife vão representar o estado em SP FOTO: Vencedores do hackathon da Uber no Recife vão representar o estado em SP

Uma proposta de APP para comunicar situações de perigo e é acionado por voz foi a vencedora da etapa Recife do hackathon que a Uber promoveu no fim de semana, na sede da aceleradora Jump, no Porto Digital. A plataforma - batizada de Segura - foi concebida por um dos 16 grupos de designers, desenvolvedores e empresários que participaram de mais de 30 horas de maratona de idéias e programação.

A etapa Recife, por sinal, teve recorde de participantes. Foram 480 inscritos e todos os 62 pré-selecionados compareceram, tornando este o maior dos hackathons até agora - a iniciativa já passou por Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília. A última etapa será em São Paulo, congregando os vencedores de cada região.

A equipe Safly, que concebeu a plataforma Segura, pensou na solução principalmente para mulheres em situação de risco ou desconforto. Mas pode se expandir para vários segmentos, até mesmo motoristas do próprio Uber, que também podem ser expostos a perigos. A ideia é que o celular capte uma palavra-chave pronunciada pelo usuário do APP e a depender do nível do risco informado, disparar alertas, localização e até fotos para contatos pré-programados.

"É uma espécie de botão do pânico virtual, acionável por voz", detalhou Paula Pithon, no pitching de três minutos em que apresentou o projeto do seu grupo, formado ainda por Samuel Matias, Jônathas Barros Santana de Souza e Pedro Rago da Silva.

"Estamos comprometidos em buscar soluções que realmente melhorem a vida das pessoas e que contribuam para o desenvolvimento urbano. Os projetos apresentados aqui mostraram inúmeras possibilidades para que tenhamos cidades mais integradas e planejadas", afirma Felipe Wanderley, gerente de Operações da Uber no Norte e Nordeste. Os vencedores ganharão passagens para participar da etapa nacional do hackthon, que vai se realizar nos dias 2 e 3 de junho. Quem tiver o melhor projeto, ganhará uma viagem para conhecer a operação da Uber nos Estados Unidos.

O grande vencedor nacional ganhará uma viagem para conhecer de perto a tecnologia da Uber nos Estados Unidos. Você confere o regulamento e notícias sobre o projeto em uber.com/uberhack.

Confira os demais projetos do Uberhack no Recife:

Vem Comigo?

"Vem Comigo?" é um aplicativo que proporciona a melhor mobilidade para as mulheres de periferia a qualquer hora. Através do match de trajetos a pé estabelecidos pelas usuárias, tem-se companheiras. Duas mulheres andam melhor que uma só.

DeGarupa

Solução para mobilidade nas comunidades através de utilização de motos realizada por pessoas da própria comunidade.

Movebus

O movebus é um app que visa através da transparência e fiscalização dos serviços prestados pelas empresa de ônibus, fomentar políticas públicas para a melhoria desse transporte. Através da nossa plataforma o usuário pode reportar, de maneira fácil, fatos ocorridos durante uma viagem.

AquiÓ

Aplicativo para informar disponibilidade de vagas em locais públicos por meio de colaboração de motoristas.

SAFE ROAD

Realizar o mapeamento e a analise do comportamento de motoristas de frotas corporativas, para contribuir na redução de taxas de imprudências no trânsito, contribuindo desta maneira para a mobilidade urbana.

Rodeasy

A solução propõe a união de pessoas que percorrem o mesmo caminho frequentemente e de carro para realizar um rodízio: cada motorista leva outros 4 num dia diferente da semana. O objetivo maior é a diminuição de veículos nas vias.

Coletive

Focando na coletividade e na redução de carros nas ruas, nosso App propõe um serviço privado de condução em grupos, que se baseia em rotas inteligentes e nas rotinas de deslocamento de seus usuários. O objetivo é oferecer um serviço de transporte coletivo digno, seguro e acessível.

Urbano

Urbano é um app mobile que ajuda turistas e residentes a explorarem suas cidades fornecendo uma integração modal conveniente, priorizando meios de transporte que favorecem a mobilidade urbana.

Aligi

Serviço mobile que conecta pessoas para curtos deslocamento a pé com base na empatia.

Diem

Uma plataforma inteligente que melhora a mobilidade urbana planejando seus deslocamentos no melhor horário possível, reduzindo o tráfego em horários de pico. Quando você abre o aplicativo e informa quais são seus compromissos e as suas particularidades, o Diem, através dos dados de trânsito, consegue montar e ordenar seu dia otimizando seus deslocamentos.

We Go

A We Go é um solução que não espera para que você agende uma corrida compartilhada. Através de dados e inteligência, ela prever uma demanda e te sugere uma corrida compartilhada com pessoas que possuem dois pontos em comum com você: 1° Vocês estarão em um mesmo evento programado | 2° Vocês irão voltar para a mesma região.

Whello

Whello é uma app que facilita a locomoção do portador de deficiência física nas calçadas de forma mais confortável e independente.

Wegoto

Uma nova proposta para otimizar a ocupação de pessoas em veículos que desejam se locomover em grupo.

Trama

Dar autonomia e tornar o trajeto de pessoas com deficiência visual mais agradável em espaços urbanos abertos. Proporcionar a sensação de pertencimento à cidade, empoderar o deficiente partindo da premissa básica de mobilidade que é tratar da circulação de pessoas e bens, e não só veículos, priorizando o pedestre e o transporte coletivo e não apenas automóvel.

V.R.U.M.I

Como otimizar o processo de saída de crianças das escolas em horários de pico e auxiliar o trânsito na cidade? Por meio deste App, o responsável responde a um formulário que autoriza aos outros responsáveis a levar os alunos.