Google quer estimular desconexão digital através dos smartphones

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/05/2018 às 8:50
(Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
(Justin Sullivan/Getty Images/AFP) FOTO: (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

A americana Google, acusada regularmente, como outras gigantes digitais, de promover o vício digital, apresentou nesta terça-feira uma série de ferramentas criadas para ajudar seus usuários a se desconectarem. Paradoxalmente, elas virão instaladas nos seus telefones.

O presidente da Google, Sundar Pichai, disse que quer promover o "bem-estar digital" através de um "painel de controle" com uma série de comandos que permitam, por exemplo, limitar o tempo dedicado a certos aplicativos, segundo explicou na conferência anual de desenvolvedores de Mountain View, perto de San Francisco.

"Há uma pressão crescente para responder imediatamente" a todas as notificações que chegam ao telefone, mas "temos a oportunidade de fazer algo melhor" e passar do "medo de perder algo" para a "alegria de perder algo", garantiu Pichai. "Queremos dar tempo aos usuários", disse.

CEO da Google, Sundar Pichai, durante a conferência Google I/O 2018 (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

"O bem-estar digital vai ser um assuntos de longo prazo para nós", disse Sameer Samat, gerente de produtos na Google, ao apresentar uma série de novas funções na versão mais atual do Android - sistema operacional da Google que equipa a maioria dos smartphones do mundo.

O telefone indicará o tempo dedicado aos aplicados e o número notificações enviadas diariamente por cada um dele, para ajudar o usuário a controlar o consumo. O usuário ainda poderá programar limites de tempo - por exemplo, não mais que 15 minutos por dia neste ou naquele aplicativo -, bem como outras funções que permitem ao Google conhecer ainda mais detalhadamente os hábitos de seus clientes.