Lançamento do telescópio espacial James Webb é adiado para 2020

Publicado em 28/03/2018 às 9:29
Telescópio espacial James Webb (NASA/Desiree Stover)
Telescópio espacial James Webb (NASA/Desiree Stover) FOTO: Telescópio espacial James Webb (NASA/Desiree Stover)

O lançamento do telescópio espacial James Webb, da Nasa, o mais poderoso da história, foi adiado novamente, para maio de 2020, informou a agência espacial americana. O equipamento, aguardado com ansiedade pela comunidade científica, está "atualmente passando pelas etapas finais de integração e testes que exigirão mais tempo para garantir uma missão bem-sucedida", explicou a NASA em um comunicado.

O lançamento já havia sido adiado para 2019. "Uma vez determinada uma nova data para o lançamento, a NASA fornecerá uma estimativa dos custos, que poderão exceder os 8 bilhões de dólares originalmente previstos", indicou a agência, sem fornecer detalhes sobre o possível custo final do projeto.

Descoberto exoplaneta candidato a abrigar vida extraterrestre

Nasa anuncia possíveis colunas de vapor de água em lua de Júpiter

O telescópio espacial James Webb - em homenagem ao segundo administrador da NASA, que esteve no comando da agência entre 1961 e 1968 - será o mais poderoso telescópio já construído.

Cem vezes mais sensível do que seu antecessor - o revolucionário Hubble, lançado em 1990, será capaz de estudar a atmosfera dos exoplanetas, planetas localizados além do nosso sistema solar.