Fila longa e ovação a Spielberg por Jogador Nº 1

Maria Luiza
Maria Luiza
Publicado em 12/03/2018 às 12:39
Steven Spielberg no SXSW 2018 (Matt Winkelmeyer/Getty Images for SXSW/AFP 
Matt Winkelmeyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)
Steven Spielberg no SXSW 2018 (Matt Winkelmeyer/Getty Images for SXSW/AFP Matt Winkelmeyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP) FOTO: Steven Spielberg no SXSW 2018 (Matt Winkelmeyer/Getty Images for SXSW/AFP Matt Winkelmeyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

O lançamento mundial do novo filme de Steven Spielberg, Jogador Nº 1 (Ready Player One), foi anunciado de última hora na programação da South By Southwest (SXSW), em Austin, no Texas. E obviamente atraiu alguns milhares de pessoas para a longa fila em frente ao Paramount Theatre. Muitos desistiram logo ao saber que só dois tipos de passe tinham acesso prioritário. Outros enfrentaram filas que se estendiam por três quarteirões e atravessavam até ruas (eram interrompidas e cuidadosamente reorganizadas do outro lado por um exército de voluntários e policiais).

Ticket vermelho da fila de espera

Eu, embora tivesse passe priotário, acabei ganhando um bilhete vermelho (= fila de espera), mas não desisti. Pacientemente aguardei por três horas para ver se alguns dos 2.600 que tinham garantido assento desistiam. Por sorte, 97 não apareceram. E minha ficha era 23. Entrei. Fiquei meio de lado, o cara da frente era muito alto, mas deu pra sentir a audiência e assistir ao filme (ouvir tudo era mais difícil, por que gritos e urros a cada referência pop eram frequentes).

Vista lateral do Paramount Theatre, em Austin, Texas

Spielberg e o elenco de Jogador Nº1 no SXSW, em Austin, Texas. (Matt Winkelmeyer/Getty Images for SXSW/AFP)

Ao final, fiquei imaginando quantas competições vão ser  lançadas para ver quem acerta todas as citações das mais de duas horas de projeção. Música, cinema e muitos, mas muitos games mesmo aparecem o tempo inteiro no filme, desde clássicos do Atari. Fora as menções, símbolos, objetos e até releituras de cenas famosas dos blockbusters...

O nerd clássico saído dos anos 80 que criou o jogo que dá sentido ao filme, Oásis, parece uma mistura de Steve Jobs com Smeagol. Se você é gamer, nerd ou geeg, não pode deixar de ver.

Confira aqui a matéria que fiz sobre o lançamento