Edição 2018 do Museu do Videogame Itinerante desembarca no Shopping Recife neste fim de semana

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/02/2018 às 10:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Um ano e um dia depois de trazer sua exposição para o Shopping Recife, o Museu do Videogame Itinerante está de volta para uma quarta turnê na capital pernambucana. A exposição, totalmente gratuita, acontece entre os dias 3 e 25 de março, na Praça de Eventos do centro de compras.

Em 2018, o museu veio ao Recife numa parceria com a Uninassau, e traz uma novidade: a Battle Arena, um espaço para disputa entre os jogadores, com partidas multiplayer de Mario Kart 8 Deluxe, Rocket League, Pokémon Tournament e Bomberman. Já no Terraço de Eventos do shopping center será montado o Espaço Game Station, uma grande arena com dezenas de máquinas de fliperama e multijogos, onde os fãs poderão relembrar diversos clássicos. Os ingressos para a atração custam R$ 10 por dia e estarão à venda no local.

ACERVO

Mas, claro, o grande atrativo da exposição é a aposta no saudosismo - são mais de 250 consoles das décadas de 70, 80, 90 e 2000 em exposição. O acervo foi criado pelo jornalista sul-mato-grossense (e amigo do blog! Gravou até um BitCast conosco) Cleidson Lima. Conversei com ele na primeira visita do museu ao Recife lá em 2015, antes de assumir o MundoBit, pela TV JC:

Cleidson reuniu raridades como o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 ("portátil" de mesa com tecnologia 3D); o Vectrex, de 1982 (com jogos vetoriais que trazia monitor embutido); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

O Museu do Videogame Itinerante foi classificado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) como o primeiro do gênero no Brasil, e em 2014 recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do País. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris.

 

Cleidson Lima, criador do Museu do Videogame Itinerante. Foto: André Nery/JC Imagem Cleidson Lima, criador do Museu do Videogame Itinerante. Foto: André Nery/JC Imagem