Governo do Estado e Sebrae criam rede de incubadoras para fortalecer negócios inovadores

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/01/2018 às 14:32
Secti/Divulgação
Secti/Divulgação FOTO: Secti/Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (19) representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), assinaram um protocolo de intenção para a criação da Rede de Incubadoras de Pernambuco.

O objetivo da iniciativa é promover integração e compartilhamento de infraestrutura entre as incubadoras do Estado, de modo a fortalecer o ambiente dos negócios inovadores - as chamadas startups. Assinaram o protocolo de intenções para compor a rede as incubadoras do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidades Federal e Federal Rural (UFPE e UFRPE), do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), do Porto Digital e do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas (Parqtel).

A secretária Lúcia Melo destacou que essa ação deve "acelerar a competitividade a partir da inovação". As próximas etapas consistem em estruturar o modelo de parceria, identificando potenciais ambientes. As incubadoras da rede irão definir também de um programa de capacitação empreendedora para estudantes universitários com foco na inovação tecnológica. “Precisamos aproximar os ambientes de negócios com os projetos incubados”, ressaltou Lúcia Melo.

Segundo o gestor da incubadora do Parqtel, Fellipe Sabat, a rede terá como principal benefício o uso compartilhado dos equipamentos das principais incubadoras situadas em Pernambuco. "Projetos incubados no Itep, por exemplo, poderão utilizar os equipamentos de manufatura avançada instalados no Parqtel e vice-versa", explicou. Em março deste ano, a Secti e o Sebrae realizarão um workshop com especialistas do setor para apresentar o diagnóstico das incubadoras e traçar um plano de cooperação, com metas e ações a serem desenvolvidas pela rede de incubadoras.