99Pop abre cadastro para motoristas em Caruaru

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/12/2017 às 16:54
99/Divulgação
99/Divulgação FOTO: 99/Divulgação

Em funcionamento no Recife desde outubro, a 99Pop - modalidade de carros particulares da startup de mobilidade 99 - iniciou nesta segunda-feira o cadastro para motoristas em Caruaru. A empresa espera iniciar os atendimentos aos usuários do aplicativo no início do próximo ano com 2 mil carros na cidade do Agreste.

Num primeiro momento, a empresa oferecerá aos seus cadastrados em Caruaru a isenção temporária da taxa de 19,99% cobrada por corrida (25% é a taxa cobrada pelo seu maior concorrente, a Uber), além de outros benefícios, como o  pagamento do valor da corrida em até uma hora. É a primeira iniciativa da 99Pop fora da Região Metropolitana da capital do Estado. Além de Caruaru, o serviço também irá abranger os municípios de Bezerros e Agrestina.

Entre os critérios para a expansão, de acordo com a gerente regional de relações públicas da 99, Gladys de Paula, está a conformidade com a legislação local e a aceitação do serviço por parte do poder público. "Em todas as cidades mantemos um diálogo aberto com o governo, não só no sentido de operarmos legalmente mas para também fornecermos informações que possam ajudar no planejamento do trânsito", afirma a gerente.

"Além disso, temos sistemas que alertam os motoristas sobre regiões com grande número de incidentes e estamos formando comitês especiais para assegurar que a 99 ofereça sempre as melhores soluções aos usuários", completa. Para realizar o cadastro (que é feito no aplicativo), é necessário que o motorista inclua em sua CNH o EAR (Exerce Atividade Remunerada) e tenha um carro com data de fabricação a partir de 2008, com ar condicionado e quatro portas.

Leia mais

99Táxi oferece descontos a usuários do Recife por causa de greve dos ônibus

99 Taxis suspende motoristas por avaliações negativas

A empresa já atende Caruaru com o 99Táxi, que de acordo com Gladys, estiveram entre os primeiros a serem avisados da expansão. "Nosso setor de relacionamento com os taxistas é um dos mais importantes da empresa. Sempre que vamos para uma nova cidade, entramos em contado com as associações e cooperativas para explicar que estaremos levando uma modalidade nova, que não canibalizará o modelo antigo", explica.

Informações levantadas a partir da base de dados das corridas realizadas pelo aplicativo mostram que, no Recife, depois do lançamento do 99Pop, as demandas de corridas pelo 99Táxi aumentaram 3%. "A modalidade de carros particulares traz para o aplicativo um público novo, que acaba passando a usar também o táxi dependendo do momento, ou do preço. Mais importante: o usuário percebe que existem outras alternativas a sair com o próprio carro", conta a gerente.

Para chegar a este dado, foi analisada a média do número de corridas no 99Táxi nas 4 semanas anteriores ao lançamento e nas 4 semanas posteriores. "Acreditamos que este dado comprova que uma maior oferta de opções de transporte em aplicativo faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis em optar pelo serviço que melhor pode atendê-las no momento", completa Gladys.