[Alerta] - Novo golpe no WhatsApp promete saque de FGTS inativo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/10/2017 às 12:22

O trabalhador ainda não sentiu sinal de melhora da crise econômica, e qualquer esperança de conseguir uma ajuda no final do mês atrai a atenção da população - mesmo sendo uma promessa falsa.

Nesta semana, a o pessoa da ESET identificou um novo golpe relacionado à liberação do saque das contas inativas do FGTS que está se espalhando pelo WhatsApp. A nova fraude utiliza informações de uma falsa notícia sobre um pagamento retroativo de FGTS de R$1.760 para tentar fisgar novas vítimas.

O usuário recebe em seu mensageiro um link, que pede também seus dados pessoas para consulta. Depois, a vítima é orientada a compartilhar a informação com 5 amigos no WhatsApp para ter acesso à lista de confirmação para o recebimento do benefício. A ESET estima que a atual campanha já atingiu a marca de mais de 135 mil cliques.

Leia mais

Golpe que oferece falso cupom de desconto do Uber já afetou mais de 40 mil usuários

Caiu num golpe de WhatsApp? Saiba o que fazer

De acordo com a empresa de segurança, a fraude é praticamente idêntica às campanhas utilizadas anteriormente, "considerando que é focada na quantidade de cliques realizados pelas vítimas, e que podem envolver plataformas de publicidade ou até mesmo a inscrição em serviços premium".

“Como sempre, a regra de ouro é: para estar seguro, mantenha-se atento. Não clique e nem mesmo abra mensagens suspeitas. Além disso, para proteger seus amigos e parentes, não compartilhe publicações deste tipo. Mesmo não realizando a propagação de um malware, esses ataques podem causar prejuízos financeiros às vítimas”, explica Cassius Puodzius, Security Researcher da ESET América Latina.

Nossa galeria de golpes:

Alerta: cuidado com o teste “Qual Celebridade Você Se Parece?”

Páginas se passam por grandes varejistas para disseminar promoções falsas no Facebook

Promessa de alterar a cor do WhatsApp esconde golpe que já afetou mais de 1 milhão de usuários

Recém-lançado, recurso de chamada de vídeo no WhatsApp já é alvo de golpes

Alerta: não caia no golpe da McDonald’s no WhatsApp

“Veja quem visitou seu perfil” – Golpe do Facebook mudou e agora mira usuários do WhatsApp

Cuidado com o golpe do Burguer King no Whatsapp