Twitter fechou 940.000 contas desde 2015 por 'apologia ao terrorismo'

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/09/2017 às 17:52
isis2 FOTO:

A rede social Twitter indicou nesta terça-feira ter fechado 940.000 contas que faziam "apologia ao terrorismo" desde 2015, sobretudo por meio de seus procedimentos internos, mais do que a pedido das autoridades.

O Twitter, assim como outras redes sociais como Facebook e YouTube, é regularmente acusado por autoridades de diversos países de servir de plataforma para conteúdos chocantes ou polêmicos. Neste contexto, o Twitter afirmou ter suspendido 935.897 contas entre agosto de 2015 e junho de 2017 por "apologia ao terrorismo", segundo as últimas cifras publicadas pelo grupo americano com sede em San Francisco.

Leia mais

A luta contra o ciber-extremismo: uma corrida sem fim

Facebook quer ser lugar hostil a propaganda extremista islâmica

Somente no primeiro semestre deste ano, a rede social fechou 299.649 contas por este motivo, 95% das quais foram identificadas graças a suas ferramentas internas, segundo o grupo. Cerca de 1% destas suspensões foram realizadas a pedido das autoridades, de acordo com o Twitter, que indicou também que três quartos destas contas foram suspensas inclusive antes de fazerem o seu primeiro tuíte.

As contas fechadas por "apologia ao terrorismo" são as que "promovem ativamente ou incitam a violência associada a organizações reconhecidas internacionalmente como terroristas" ou as que "promovem" essas organizações, segundo a definição da empresa. Os grupos da Internet usam amplamente algorítimos e inteligência artificial para detectar conteúdos considerados problemáticos.