Concurso abre inscrições para apps que promovam igualdade de gênero nas escolas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/08/2017 às 15:08
Foto: LinkedIn
Foto: LinkedIn FOTO: Foto: LinkedIn

A desigualdade de gênero ainda é uma barreira que precisa ser vencida na nossa sociedade. Visando promover a igualdade entre meninas e meninos, a Prefeitura do Recife está com inscrições abertas até o dia 6 de novembro para programadoras e programadores que quiserem participar do concurso de jogos digitais do programa Maria da Penha vai à escola. 

LEIA MAIS

» Mulher Maravilha será embaixadora da ONU para empoderar as mulheres

» [CCXP Recife 2017] – Não só se ver: mulheres artistas querem se representar

» Mulheres ganham espaço no cinema de terror, mas ainda são poucas

O concurso vai funcionar assim: profissionais que se inscreverem terão que  desenvolver e experimentar aplicativos que permitam a desconstrução do machismo e promovam uma sociedade mais igualitária para mulheres e homens, isso tudo através do entretenimento digital. Ao todo serão distribuídos até R$ 30 mil em prêmios para os 5 primeiros programadores e programadoras. As inscrições podem ser feitas através do formulário eletrônico disponível no link https://bit.ly/concursomariadapenha.

Além disso, o material digital precisa falar sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e o combate aos preconceitos de classe, raça, orientação sexual e às pessoas com deficiência. Os concorrentes devem entregar os apps nas plataformas de mobile (smartphones e tablets) ou computadores em até 90 dias.

Todos os programas ganhadores serão disponibilizados, de forma gratuita, para os estudantes da rede municipal de ensino. Os jogos precisam ser ambientados no Recife e trazer a personagem Maia Maravilha, uma jovem negra, protagonista do concurso, que utiliza o seu arsenal superpoderoso - microfone, gravador, caneta e livros- para defender a igualdade de gênero e a divulgar a Lei Maria da Penha.  O edital do concurso que contém mais informações, está disponível no site da Prefeitura do Recife. 

Para embasar melhor os desenvolvedores, a Secretaria da Mulher do Recife vai promover uma roda de diálogo sobre gênero e violência doméstica na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O evento vai acontecer no dia 18 de agosto e, além do funcionamento do programa, vai falar sobre a Lei Maria da Penha, desconstrução do machismo e promover a igualdade de gênero.  A roda de diálogo acontecerá no auditório Dom Helder Câmara, no Bloco A da Unicap, a partir das 18h.