Coquetel tóxico produzido na superfície torna Marte "menos habitável"

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/07/2017 às 8:26
Foto da superfície de MArte, feita pela Curiosity/NASA
Foto da superfície de MArte, feita pela Curiosity/NASA FOTO: Foto da superfície de MArte, feita pela Curiosity/NASA

Más notícias para a busca de vida em Marte: pesquisadores descobriram que o Planeta Vermelho é "menos habitável" do que se pensava devido à formação de um "coquetel tóxico" em sua superfície pelos efeitos dos raios ultravioleta.

Uma equipe da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Edimburgo se interessou pelos percloratos, sais abundantes em Marte. Este composto, estável à temperatura moderada, se converte em um potente oxidante quando ativado, por exemplo, pelas altas temperaturas.

Leia mais

Módulo europeu colidiu em Marte por problema em programa de navegação

Elon Musk revela plano de ‘cidade’ em Marte

Marte tem temperaturas frias, mas a equipe descobriu que o perclorato também pode ser ativado apenas pelo efeito dos raios ultravioleta (UV). "Demonstramos que quando irradiam perclorato com um fluxo de raios UV parecido com o que há em Marte se tornam bactericidas", indicam os pesquisadores em um estudo publicado nesta quinta-feira na revista Scientific Reports.

Com concentrações de perclorato parecidas com as que existem no regolito marciano - fina camada de pó de sua superfície -, a bactéria Bacillus subtilis morre "em minutos", em um ambiente parecido com o do Planeta Vermelho, observaram em seu laboratório. E o pior é que outros dois compostos presentes em Marte, o óxido de ferro e o peróxido de hidrogênio, atuam em sinergia com os percloratos, aumentando ainda mais a mortalidade das bactérias.

"Nossas observações mostram que a superfície atual de Marte é muito nociva para as células, sob o efeito de um coquetel tóxico de oxidantes, percloratos e raios UV", destacam os pesquisadores.

Pelo menos há uma boa notícia: com este coquetel tóxico, os contaminantes biológicos trazidos pelas missões de exploração em Marte têm "poucas chances de sobreviver", indica o estudo.

AFP