Usuários do Xbox One passam apenas 1,5% do seu tempo em jogos retro compatíveis

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/06/2017 às 11:50

Quando a retrocompatibilidade dos jogos do Xbox 360 no Xbox One foi anunciada, a comunidade gamer comemorou o avanço trazido pela Microsoft. Poder jogar títulos da geração anterior no console novo é um diferencial para quem investiu bastante em games no passado, e não quer perder sua biblioteca ou depender de outro aparelho para jogá-los.

Atualmente, o catálogo da Xbox Live para jogos retrocompatíveis tem centenas de opções, inclusive com alguns lançamentos recentes, como Call of Duty: Black Ops reaparecendo na lista de mais vendidos da plataforma. Mas será que, apesar de enxergarem a ferramenta com bons olhos, os usuários de fato jogam os games antigos.

De acordo com um levantamento feito pelo site Ars Technica, muito pouco. A partir de dados coletados de mais de 930 mil usuários da Xbox Live, entre 26/09 de 2016 e 12/02 de 2017, a pesquisa apontou que apenas 1,5% do tempo que os gamers passam na frente do console nos títulos retro compatíveis.

"Isso significa que as centenas de jogos Xbox 360 compatíveis se combinam para representar menos de metade do tempo de jogo que Grand Theft Auto V possui por conta própria", afirma um trecho do estudo, publicado nesta terça. O pessoal da Ars Technica diz ainda que os números de uso de compatibilidade retroativa são tão baixos que "quase duvidamos da confiabilidade de nossos dados".

Aparentemente, a própria indústria já tem essa percepção. Em uma entrevista recente à revista Time, o diretor executivo da Playstation da Europa, Jim Ryan, comentou que a retrocompatibilidade é muito solicitada, mas pouco utilizada.

"Quando falamos da retrocompatibilidade, posso dizer que é uma dessas características que são muito solicitadas, mas que realmente não se usam muito. Estive recentemente num evento de Gran Turismo, onde tinham os jogos para PS1, PS2, PS3 e PS4, e os jogos para a PS1 e PS2 pareciam antigos. Porque é que alguém jogaria a isso?", comentou.

Leia mais

Xbox lança serviço de assinatura de videogames no estilo Netflix

Microsoft anuncia jogos, novas funções na Live e dois novos modelos do Xbox One

Em 2015, um mês depois do lançamento da retrocompatibilidade, a Microsoft chegou a anunciar que os usuários do Xbox One haviam gasto nove milhões de horas jogando jogos Xbox 360 no Xbox One.  "Isso pode soar como um grande número, mas é uma média de apenas alguns minutos de tempo de reprodução para cada dezenas de milhões de proprietários do Xbox One por aí", afirma a pesquisa do Ars Technica.

Os jogos mais populares entre os usuários de Xbox One que ainda jogam títulos do Xbox 360 são (o já citado) CoD: Black Ops, Rayman Origins, Skate 3, Halo: Reach, Battlefield: Bad Company 2 e Burnout Paradise.

Central de entretenimento

Por outro lado, a ideia da Microsoft de ir além do console de videogame com o Xbox One, e torná-lo de fato um centralizador de conteúdos para os usuários está funcionando. Pouco menos de 19% do tempo gasto na Xbox Live em ambos os consoles (One e 360) é na Netflix, de acordo com a amostra.

"Isso inclui uma enorme fatia de 34% do tempo total do Xbox 360, sugerindo que o hardware antigo ainda está em serviço principalmente para transmitir a House of Cards", comentam os pesquisadores. Outros 7,6% do tempo do Xbox Live vão para o YouTube - ou seja, um quarto de todo o uso do console Xbox é dedicado a apenas dois aplicativos de vídeo.

Como o Xbox One tem uma entrada HDMI para TV a Cabo, 6,7% do tempo dos usuários vai para simplesmente assistir TV.