"Queremos um evento com a cara do Recife", afirma organizador da Comic Con Experience

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/01/2017 às 15:51
Foto: Daniel Deák Fotografia
Foto: Daniel Deák Fotografia FOTO: Foto: Daniel Deák Fotografia

"Não adianta trazer o mesmo evento que fazemos em São Paulo. A Comic Con Experience Tour do Recife tem o mesmo DNA, mas terá uma cara diferente, que tenha mais a ver com a cidade, com o Nordeste", garante o sócio da CCXP, Ivan Costa. O evento vai rolar no Centro de Convenções, de 13 a 16 de abril. Os ingressos já estão a venda.

O executivo está na capital pernambucana desde o começo da semana, e conta que já teve cerca de cem reuniões com o poder público, parceiros, agências e produtores de conteúdo. "Um diferencial que estamos notando de primeira é a receptividade das pessoas com o evento. Todos parecem muito felizes em nos receber e nos ajudar a fazer a melhor CCXP", afirma.

Nenhum detalhe novo da programação ou das atrações foi revelado, mas Ivan conta que pretende realizar uma Comic Con no mesmo nível da edição tradicional, mas com elementos regionais que a destaquem. "Vindo aqui pessoalmente podemos perceber as diferenças na expectativa do público. Os recifenses, por exemplo, valorizam muito os artistas locais, têm muito orgulho de se ver no evento, então devemos ter bastante disso", explica.

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Um exemplo disso é a camisa "Cubo de Rolo", um dos produtos oficiais do evento. "Recebemos algumas críticas, afirmando que o desenho estereotipava muito o Recife e tal. Mas o feedback que temos do pessoal da cidade é que eles adoraram, se sentem representados", afirma Ivan.

Cubo de Rolo Cubo de Rolo

Os organizadores ainda aproveitaram a estadia na cidade para conhecer e conversar com os produtores de conteúdo locais que podem estar na CCXP. "Tem muita gente fazendo coisa boa aqui. Um exemplo - não que eles estejam confirmados na feira - é o pessoal do Mundo Bita, que é feito no Recife mas consegue atingir o público infantil de todo Brasil e até do mundo. Outra reunião que tivemos foi com o Porto Digital, que também pode trazer algo interessante para o evento".

Essa característica também se reflete nas inscrições para o Artist's Alley - o local da feira onde desenhistas e ilustradores podem ter contato direto com o público, para divulgar seu trabalho, dar autógrafos ou vender artes originais. "Temos atualmente 96 vagas, e recebemos 170 inscritos. Metade desses são artistas do próprio Recife", conta o organizador, que não descarta a possibilidade de ampliar o espaço do Artist's Alley.

Mas certas coisas não podem faltar na CCXP, e o executivo garantiu que todas estarão presentes. "O pôster da edição já está praticamente pronto - e está lindo. Teremos uma credencial diferente para cada dia, que estão sendo desenhadas. A CCXP Tour Recife também terá uma estátua exclusiva da Iron Studios, como acontece com a edição tradicional do evento. Podem esperar também por grandes nomes entre as atrações", completa.

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Ainda não está decidido se o formato "Tour" da convenção será algo anual, ou se poderá ser transferido para outras cidades no futuro. De acordo com Ivan. "tudo vai depender desta edição, ela funciona como um piloto. Nada impede, por exemplo, realizarmos outra em Fortaleza, Brasília ou Porto Alegre. Ou até mesmo repetirmos a dose no Recife. Estamos aguardando a reação do público".  A expectativa é receber entre 60 e 80 mil visitantes.

Foto: Divulgação/Daniel Deàk Fotografia Foto: Divulgação/Daniel Deàk Fotografia

LOGÍSTICA

A visita ao Recife serviu também para que os organizadores pudessem se familiarizar com o espaço da CCXP Tour, o Centro de Convenções. "É um desafio pois todo mapa do evento depende da disposição de saída e salas do pavilhão. As agências que cuidam dos artistas se preocupam muito com os locais e as distâncias que eles têm que percorrer e por isso temos que planejar com muita antecedência".

Ivan Costa promete que os visitantes verão um Centro de Convenções totalmente transformado para a CCXP. "Vamos usar o espaço todo: desde o pavilhão de exposições, passando pelo mezanino, até os teatros. O Teatro Guararapes (o maior do complexo) será o foco principal do evento e estará irreconhecível. Acho que vocês até vão pedir para deixarmos nossa arrumação lá depois que a CCXP acabar", brinca o executivo.

Questões como conforto do público e transporte estiveram em pauta nas reuniões realizadas ao longo da semana. "Tivemos encontros com a prefeitura e com a CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano). Como o evento será realizado durante a Semana Santa, esperamos que a cidade esteja mais vazia. Mas ainda assim queremos estudar uma forma de trazer as pessoas de maneira rápida para o Centro de Convenções, independente de onde elas vêm". Em São Paulo, os visitantes têm, por exemplo, um transporte até o metrô.