Iceberg do tamanho de Bali está prestes a se soltar da Antártica

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/01/2017 às 7:40
AFP PHOTO / EITAN ABRAMOVICH
AFP PHOTO / EITAN ABRAMOVICH FOTO: AFP PHOTO / EITAN ABRAMOVICH

Um iceberg com superfície de 5.000 km2, quase tão grande quanto a ilha indonésia de Bali, poderia se soltar em breve da banquisa (gelo flutuante) do oeste da Antártica, previram cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

"Um iceberg, que poderia ser um dos dez maiores já inventariados, está prestes a se soltar na Antártica", indicaram os cientistas em um comunicado. Sua superfície representa 85 vezes o tamanho da ilha de Manhattan.

Leia mais:

Vídeo da Nasa mostra 134 anos de aquecimento do Planeta Terra

Estudo desmente desaceleração do aquecimento global de 1998 a 2014

Situada a oeste do continente antártico, o iceberg foi batizado de "Larsen C" e tem 350 metros de espessura. Depois de anos, os cientistas supervisionam uma rachadura formada nesta região e que teria mais de 150 km de comprimento.

Mas, "em dezembro, a rachadura aumentou brutalmente cerca de 18 km e restam apenas uns vinte quilômetros antes que atravesse a banquisa de um lado a outro".

"Ficarei surpreso se não se desprender no próximo mês", afirmou Adrian Luckman, um dos pesquisadores, citado no comunicado, prevendo "um evento geográfico maior que vai mudar a paisagem" da região.

AFP