Jeanette Epps será primeira astronauta negra na ISS

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/01/2017 às 14:19
Foto: NASA
Foto: NASA FOTO: Foto: NASA

A astronauta Jeanette Epps será a primeira pessoa negra a participar de uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

Epps, uma física de 46 anos que já trabalhou para a CIA, chegará à ISS em 2018 como engenheira de voo, junto com seu compatriota Andrew Feustel, um astronauta veterano, revelou a agência espacial americana.

A Nasa já teve cinco mulheres e um homem negros como astronautas, e todos participaram em missões de naves espaciais, mas Epps será a primeira na ISS. Os seis membros da tripulação da ISS realizam missões em órbita de seis meses.

Leia mais:

Dois astronautas saem da ISS para instalar novas baterias

Há 10 anos, Marcos Pontes era o primeiro (e até agora, único) astronauta brasileiro

Epps, doutora em engenharia aeroespacial pela Universidade de Maryland, aprendeu russo para trabalhar com seus colegas da agência espacial da Rússia que integram a tripulação da ISS. "Cada tripulação da estação espacial traz algo de diferente, e Drew e Jeanette têm muito a oferecer", disse Chris Cassidy, chefe do escritório do Johnson Space Center da Nasa em Houston. "A estação espacial irá se beneficiar tendo eles a bordo", disse Cassidy.

Ela foi selecionada em julho de 2009 como uma dos 14 membros da vigésima turma de astronautas da Nasa. Seu treinamento incluiu aulas de russo, para que possa se comunicar com cosmonautas da estação.

Epps tem PhD em engenharia aeroespacial pela Universidade de Maryland.