[CCXP 2016] - Um nerd no comando do filme do King Kong

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/12/2016 às 11:58
 Jordan Vogt-Roberts. Foto: Daniel Deak/Divulgação
Jordan Vogt-Roberts. Foto: Daniel Deak/Divulgação FOTO: Jordan Vogt-Roberts. Foto: Daniel Deak/Divulgação

Com a barba na altura do peito, cabelo penteado para trás, roupas meio hipsters e uma tonelada de referências a games e animes, Jordan Vogt-Roberts podia ser só mais um nerd presente à Comic Con Experience. Poderia, se ele não fosse o diretor de Kong: A Ilha da Caveira, o próximo filme a levar o gorila gigante às telonas.

"Uau! Como esse evento cresceu em só três anos. Com uma plateia dessa e aqui de fone de ouvido, me sinto como num campeonato de LoL ou DotA", brincou logo que entrou no palco principal da CCXP, para o painel da Warner Bros. Em poucos minutos de entrevista, soltou mais um monte de referências nerds que pontuam também seu estilo de trabalho.

"Sou 50% cinema, 50% games e 50% animes. Sei que essa conta não bate, mas sou assim mesmo", afirmou o diretor, que tentou passar essa característica transmídia também para o filme, seu primeiro grande trabalho em Hollywood. Muitas vezes eu orientava a equipe de uma forma e eles me questionavam se aquilo daria certo. Então tinha que explicar que queria um estilo mais anime para as cenas, e quando eles viam o resultado entendiam tudo", lembra Jordan.

Jordan Vogt-Roberts na CCXP. Foto: Daniel Deak/Divulgação Jordan Vogt-Roberts na CCXP. Foto: Daniel Deak/Divulgação

Outra paixão do diretor são os jogos eletrônicos, que ele reclamou não ter mais tanto tempo para curtir depois do início da produção de Kong. "Dos mais recentes, os que eu mais gostei foram Metal Gear Solid V  (Kojima para sempre, caras!) e games mais independentes como Journey e Inside", afirmou Jordan, que foi alvo de rumores como o possível diretor da adaptação para o cinema do próprio Metal Gear.

Kong maior do que nunca

Para o seu longa de estreia, o diretor disse que veremos o maior King Kong até hoje, com cerca de 30 metros de altura (o equivalente a estátua do Cristo Redentor). "A ideia é que os personagens do filme olhem para ele e o imaginem realmente como um deus, que é o que os nativos da Ilha da Caveira o consideram", explica Jordan.

O estúdio já confirmou que veremos em breve um filme do King Kong vs Godzilla, e muito cogitou-se que o "aumento" no gorila seria para que ele pudesse estar "à altura" do monstro japonês. Mas o diretor descartou isso. "Quando me chamaram não havia a ideia desse crossover, e a questão do tamanho dele foi algo que foi decidido bem no início. De acordo com Jordan, a inspiração veio (adivinhem?) dos games - principalmente Shadow of the Colossus, do Playstation 3.

"Eu queria que o público tivesse a mesma sensação vendo o filme que tivemos jogando esse jogo. O protagonista tinha que derrotar esses colossus gigantes, mas no final não era uma sensação de alegria, de vitória, mas sim de tristeza, por ter matado uma criatura gigante que é a última da sua espécie", diz o diretor.

Outro "protagonista" do longa será a própria Ilha da Caveira, que teve como locações o Havaí e o Vietnã - este último, um local pouco utilizado em produções. "Quando se fazem filmes sobre a Guerra do Vietnã, geralmente são filmados na Polinésia ou no Havaí, mas o país é uma locação fantástica. Gostaria que as pessoas ficassem tão surpresas com o cenário como quando viram a Nova Zelândia em O Senhor dos Anéis",  afirma o diretor.

A locação também faz parte do enredo do filme, que se passa em 1973. A escolha da data foi importante para manter a credibilidade dos acontecimentos fantásticos. "Hoje em dia, se alguém fala um absurdo, é fácil puxar o celular e verificar se é verdade. Naquela época, sem internet, até que se descobrisse se era falso ou não levava um tempo. Também foi o período em que o mapeamento por satélite cresceu bastante, então encontrar uma ilha nunca mapeada e repleta de coisas fantásticas parecia mais possível", explica.

Leia mais:

[CCXP 2016] – Assistimos Moana: Um mar de aventuras

[CCXP 2016] – A longa e próspera vida de Leonard Nimoy

No enredo do filme, o capitão James Conrad (Tom Hiddleston), um ex-militar, viaja com um grupo de desbravadores até a mítica Ilha da Caveira, onde seu irmão desapareceu enquanto procurava o Titan, soro que teria o poder de curar todas as doenças. Além de resgatar o irmão, o homem irá enfrentar as criaturas que habitam o local.

O elenco ainda conta com Brie Larson, Samuel L. Jackson, John Goodman e John C. Reilly. O filme estreia em 9 de março de 2017.