Smartphone é o eletrônico mais desejado para a Black Friday

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/11/2016 às 17:07
Loja da Apple na China. Foto: AFP / JOHANNES EISELE
Loja da Apple na China. Foto: AFP / JOHANNES EISELE FOTO: Loja da Apple na China. Foto: AFP / JOHANNES EISELE

Está chegando: a mão de gastar dinheiro chega a tremer! A Black Friday entrou mesmo para o calendário de vendas do brasileiro e a data, que é na próxima sexta (25), é uma das mais esperadas tanto por consumidores - em busca de descontos agressivos - quanto por vendedores, que esperam deixar as baixas vendas dos últimos meses para trás.

E a expectativa é boa, já que os números de 2016 vem melhorando. As vendas no Dia das Mães aumentaram em 8%, enquanto o Dia dos Pais viu um crescimento de 12% e o Dia dos Namorados de 16%. Dessa forma, o R$ 1,6 bilhão faturados pelo varejo na Black Friday de 2015 está cada vez mais tentador.

De acordo com a Google, as buscas por "Black Friday" no Brasil aumentam cerca de 60% ano a ano. Por isso, a empresa encomendou duas pesquisas, um junto ao Ibope e outra com o pessoal da Provokers, para traçar um mapa do que o consumidor brasileiro espera da próxima sexta-feira.

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O povo do Ibope levantou que, na categoria Eletrônicos, o smartphone é o campeão na intenção de compra, com 38% (além disso, 64% das pessoas pretendem comprar eletrônicos e eletrodomésticos). No ano passado, os smartphones foram responsáveis por R$ 360 milhões em vendas apenas na sexta-feira.

A internet é a principal ferramenta para escolher o modelo, já que 90% das pessoas pesquisam para saber o que e onde comprar e 91% pretendem comprar online.

O relatório do Ibope ainda mostrou que 89% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday (em 2015, o percentual era de 84%) e 47% já pensam em antecipar os presentes de Natal e planejam comprar para duas pessoas.

A pesquisa realizada com internautas entre 18 e 55 anos, das principais regiões do país (Grande São Paulo e interior, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Recife), das classes A. B e C e que costumam realizar compras online.

COMPORTAMENTO

A pesquisa da Provokers foi mais para o lado pessoal dos consumidores. O levantamento apontou que os fatores mais considerados na hora da decisão da compra na Black Friday são: preço (42%), possibilidades de parcelamento (21%) e custo do frete (17%).

Quando esses três fatores são similares, o critério de desempate para 63% dos consumidores é o site mais confiável para colocar seus dados pessoais. A forma de pagamento mais usada é, de longe, o cartão de crédito: 61% opta por pagar com ele parcelado e 33% a vista. A seguir vem o pagamento em dinheiro (32%), boleto bancário (26%), cartão de débito (18%), PayPal e similares (16%) e débito (12%).