Nave de carga parte da Estação Espacial Internacional

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/11/2016 às 14:31
Foto: NASA/Divulgação
Foto: NASA/Divulgação FOTO: Foto: NASA/Divulgação

Como o fogo age no espaço? Os pesquisadores descobrirão em breve, quando incendiarem nove diferentes materiais a bordo de uma nave espacial não tripulada a caminho de uma reentrada flamejante na atmosfera da Terra, revelou a Nasa nesta segunda-feira.

A nave de carga Cygnus, operada pela empresa americana Orbital ATK, deixou a Estação Espacial Internacional (ISS) nesta segunda-feira, às 8h22 (11h22 de Brasília), carregada com 1,5 tonelada de lixo, segundo a agência espacial americana.

Toda a nave e seu conteúdo serão queimados ao reentrar na atmosfera terrestre, às 18h30 (21h30 de Brasília) de domingo. Mas até lá, a nave espacial se transformará em um laboratório com o objetivo de melhorar a segurança dos astronautas que vivem no espaço, ajudando os especialistas a entenderem melhor como o fogo se comporta na microgravidade.

Leia mais:

Nasa lançará sua primeira missão para coletar poeira de asteroide

Sonda Rosetta: o início do fim de uma histórica odisseia no espaço

"Um incêndio de uma nave espacial é uma das maiores preocupações em relação à segurança da tripulação para a Nasa e a comunidade internacional de exploração espacial", disse o gerente de projetos Gary Ruff, parte da equipe que trabalha no experimento conhecido como Spacecraft Fire Experiment, ou Saffire.

As nove amostras de materiais que serão inflamados incluem "tecidos retardadores de chamas usados em roupas de astronautas, amostras de janelas de acrílico com bordas e estruturas variadas usadas para recipientes de armazenamento e compostos de silicone", disse a Nasa.

"O Saffire procura responder a duas perguntas", disse o pesquisador principal, David Urban.  "Será que uma chama ascendente em expansão continua crescendo, ou a microgravidade limita seu tamanho?" "Em segundo lugar, que tecidos e materiais vão pegar fogo e como eles queimarão?", acrescentou.

Cygnus Cygnus

A Nasa disse que o primeiro incêndio da série de experimentos começaria cerca de cinco horas depois da partida da Cygnus.  O objetivo é "ajudar os pesquisadores a compreenderem melhor a inflamabilidade desses materiais em um ambiente de microgravidade", disse uma declaração da Orbital ATK. A empresa disse que os dados serão baixados da nave espacial via telemetria.

A Cygnus foi lançada da Wallops Island, na Virgínia, e chegou à ISS em 23 de outubro, transportando 2.300 quilos de alimentos, suprimentos e experimentos científicos para a equipe de astronautas que vivem em órbita.

A Orbital ATK e a SpaceX receberam contratos da Nasa no valor de mais de um bilhão de dólares para abastecer a estação espacial.