Nos anos 1970, já existiam jogos de estratégia, que simulavam batalhas atuais e medievais em tabuleiros, com a ajuda de dados. Mas buscando algo além, Gary Gygax e Dave Arneson adicionaram aos seus jogos um elemento de representação de papéis - o conceito inédito de "role-play". Assim nasceu Dungeons & Dragons, o pai de todos os RPGs (role-playing games), dos tradicionais de mesa até os digitais, dos videogames (sim, amiguinho!).
A influência da criação de Gygax e Arneson foi tamanha que 42 anos depois do seu lançamento, Dungeons & Dragons foi escolhido para ingressar no Hall da Fama dos Brinquedos do The Strong - National Museum of Play, dos Estados Unidos. Agora, o conjunto de livros, dados, fichas e miniaturas que acompanharam a edição original do jogo fazem parte da exposição do museu.
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"Mais do que qualquer outro jogo, Dungeons & Dragons abriu o caminho para crianças e adultos experimentararem um jogo mais imaginativo", diz o curador Nic Ricketts. "Foi inovador. E abriu a porta para outros tipos de jogos de mesa que tomam emprestado muitos de sua mecânica original. Mas o mais importante, as mecânicas de Dungeons & Dragons são empregadas em aplicativos de computador, e têm um impacto direto em jogos eletrônicos extremamente bem sucedidos, como World of Warcraft", completa Ricketts.
"D&D tornou-se um rito de passagem para crianças com temperamento criativo. É incrível pensar que o que começou como o casamento de wargames de mesa e romances de fantasia de papel tornou-se o passatempo de histórias icônicas para várias gerações", afirmou Mike Mearls, um dos designers originais do jogo, que acompanhou a premiação.
Foto: Cortesia do The Strong®, Rochester, New York