Microsoft revela ataques de hackers com objetivos políticos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/11/2016 às 13:07
hacker FOTO:

AFP

O grupo americano Microsoft advertiu nesta terça-feira para uma falha no Windows, recentemente exposta pelo Google, que está sendo explorada por hackers que atacam instituições políticas americanas.

O grupo de hackers, que a Microsoft chama "Strontium", lançou uma campanha de ataques contra alvos específicos, fundamentalmente agências governamentais ou instituições diplomáticas e militares, segundo Terry Myerson, vice-presidente da Microsoft encarregado do Windows.

Leia mais:

Pelo menos 500 milhões de contas do Yahoo! foram hackeadas em 2014

Documentos vazados por Snowden confirmam que a NSA foi hackeada 

Hacker americano reivindica ataque a site da diplomacia russa

A Microsoft assinala que "Strontium" tem as características dos grupos de hackers que contam com o apoio de algum Estado, sem precisar qual. Este grupo é geralmente descrito pelos especialistas em cibersegurança como sofisticado e com ligações com a Rússia. Suspeita-se que seja o responsável pelo ataque recente a servidores do Partido Democrata.

Os hackers exploram falhas de segurança no Windows e no Flash, um programa do Adobe, para instalar janelas ocultas de acesso aos computadores.

O Google denunciou estas falhas na véspera, qualificando-as de "particularmente graves", e advertiu que estão sendo "ativamente exploradas".