TIM expande rede 3G para o interior de Pernambuco

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/09/2016 às 16:39
Foto paloma Amorim_-9360 FOTO:

Até o final do ano, a TIM quer expandir sua cobertura 3G para 95% da população urbana de Pernambuco. Seis municípios foram contemplados recentemente (Fernando de Noronha, Betânia, Cedro, Dormentes, Ipubi e Orocó), e outras 66 cidades serão até dezembro. "A tendência é que serviços de voz virem 'commodities', como aconteceu com SMS... O diferencial hoje para as empresas do setor são mesmo os dados", avalia o diretor de Vendas da TIM Nordeste, Daniel Moreira.

Tim acaba com cobrança diferenciada de chamada entre operadoras

TIM vai dobrar alcance do 4G até o fim do ano

No Brasil, nos últimos 12 meses foi registrado um crescimento de mais de 77% no trafego de dados médio por usuário - em Pernambuco esse tráfego cresceu aproximadamente 64%. “Estamos reforçando a qualidade de nossa infraestrutura de rede 3G nas torres que já temos. ", explica Ageu Guerra, gerente de Engenharia de Redes da TIM Norte e Nordeste. Atualmente, 45% da receita da TIM vem de pacotes de dados, o que deve aumentar nos próximos meses.

De acordo com os executivos, a mudança para os clientes que já possuem aparelhos com capacidade de transmissão 3G será automática. "Como muitos são municípios com um ticket médio baixo, também estamos lançando planos agressivos para dados e aparelhos - muito embora boa parte dessa população já conte com um celular compatível. Eles usam via wi-fi, mas agora terão a mobilidade de usar em qualquer lugar", afirma Moreira.