WhatsApp atualiza seus Termos de Serviço e Politica de Privacidade para implementar novos recursos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/08/2016 às 8:43
WhatsApp_Logo_1 FOTO:

Depois de quatro anos sem mexer em nada, o WhatsApp divulgou hoje que está atualizando os termos de serviço e política de privacidade do aplicativo. A mudança é significativa, uma vez que nesse período a empresa foi adquirida pelo Facebook, ganhou uma versão web, implementou criptografia de ponta a ponta e chamada de voz, e ainda viu sua ferramenta ser cada vez mais adotada pelo mercado corporativo.

Mas calma: para você, pessoa física que usa o app para se comunicar com seus contatos, nada muda. A empresa afirma, em comunicado enviado para a imprensa, que a atualização no documento faz parte, principalmente do "plano para testar maneiras para que pessoas possam se comunicar com estabelecimentos comerciais dentro dos próximos meses". A atualização quer também diminuir a incidência de spam na plataforma.

“Veja quem visitou seu perfil” – Golpe do Facebook mudou e agora mira usuários do WhatsApp

> Pacote de emojis românticos, o novo golpe no WhatsApp

"Nós iremos explorar maneiras para facilitar a sua comunicação com os estabelecimentos comerciais de sua preferência, sem a exibição de anúncios ou spam. Muitos de nós recebemos mensagens de texto ou ligações de nosso banco para nos avisar sobre uma possível fraude em nossa conta, ou até mesmo um alerta sobre o atraso de um voo. E por isso, gostaríamos de testar estes recursos ao longo dos próximos meses, porém, é necessário atualizar nossos termos de serviço e política de privacidade antes de começarmos", explica o comunicado.

Face os últimos problemas que o WhatsApp teve com a Justiça brasileira, os novos termos de serviço tambpem servem para esclarecer a forma como a criptografia de ponta-a-ponta funciona. "Mesmo que estejamos trabalhando em colaboração com o Facebook, suas mensagens criptografadas permanecerão privadas e ninguém mais poderá lê-las. Nós, o Facebook ou qualquer outra pessoa estarão impossibilitados de ler as suas mensagens", afirma a empresa, mais uma vez frustrando o desejo da Justiça, que pede a colaboração dos americanos em suas investigações.

MÉTRICAS - Para quem trabalha com mídias sociais e marketing, uma boa notícia - o WhatsApp passará, em colaboração com o Facebook, a obter métricas precisas em relação a com que frequência as pessoas usam o aplicativo.

"Outro fato importante é que ao conectar o seu número de telefone com os sistemas do Facebook, você terá melhores sugestões de amizade e anúncios mais relevantes caso você tenha algum tipo de conta com estas empresas", afirma a empresa. A ideia é que você veja na sua linha do tempo um anúncio de uma empresa da qual você já tenha utilizado os serviços, ao invés de uma que você nunca tenha ouvido falar.

Os novos termos devem aparecer para os usuários em breve e é preciso aceitar as novas condições para continuar utilizando o aplicativo. A atualização aparecerá para os usuários assim:

image001 image009 image010