Veja quais são os 5 bares e restaurantes do Recife mais frequentados pelos usuários do Uber

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/08/2016 às 12:47
Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem
Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem FOTO: Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Big Data é uma coisa linda. Tudo que você faz no mundo digital é rastreado, coletado e armazenado. As empresas usam esses dados para conhecer melhor seu público­alvo, direcionar anúncios publicitários e entender as dinâmicas do mercado.

O pessoal da Uber, por exemplo, reuniu os dados coletados das viagens dos recifenses e fez uma lista com os bares e restaurantes mais frequentados pelos seus usuários. Em primeiro lugar entre bares (e casas de shows) está o Baile Perfumado, no Prado. Entre os restaurantes, o Barchef do Poço da Panela (veja abaixo).

"A análise desses dados, de forma agregada e anônima, permite que divulguemos os lugares mais badalados das cidades em que atuamos. Essa é a primeira vez que fazemos essa divulgação de maneira mais ampla, em todas as cidades em que a Uber está presente no Brasil", explica a empresa, em comunicado.

> Uber anuncia pagamento através da conta no Paypal

> Empresas de tecnologia em Pernambuco cobram resposta do poder público sobre Uber

O levantamento foi feito nas 11 cidades com atuação da Uber no período (março a junho de 2016): São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Campinas e Belo Horizonte. "Para chegar ao resultado, analisamos os dados dos destinos mais recorrentes para os términos de viagens realizadas por usuários da Uber, de forma agregada e anônima", completa o comunicado.

A maior parte dos locais é bem conhecido dos motoristas da Uber ­ como também dos taxistas ­ e já foram palco de confronto entre os profissionais. Principalmente o Barchef, que embora esteja listado como restaurante também é bar e pub, e nas suas proximidades já foram registrados tanto casos de perseguições de taxistas a usuários e  motoristas do aplicativo, quando diversas blitz por parte da a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), uma vez que a Prefeitura do Recife ainda não regularizou o serviço, considerado transporte irregular com multa que vai até R$ 4.322,18.

Perguntados sobre se divulgar os locais mais procurados pelos usuários não seria uma "munição" para as pessoas que são contra o serviço, a empresa afirmou que "defende que os usuários têm o direito de escolher o modo como desejam se movimentar pela cidade e que os motoristas parceiros têm que ter seus direitos constitucionais de trabalhar (exercício da livre iniciativa e liberdade do exercício profissional) preservados".

Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) defendeu a regulamentação federal do serviço. Em nota técnica, elaborada pela Câmara de Consumidor e Ordem Econômica, a instituição recomenda uma série de sugestões para nortear projetos de lei em andamento, com subsídios técnicos. O documento será enviado a parlamentares com projetos de regulamentação de transporte individual em tramitação no Congresso Nacional. Para que não haja prejuízo na livre concorrência do ramo, o MPF propõe a regulamentação mínima do Uber e a desregulamentação parcial do serviço de táxi.

Confira a lista:

TOP BARES

5º lugar - Nez Bistrô. Foto: Alexandre Belem/JC Imagem - 5º lugar - Nez Bistrô. Foto: Alexandre Belem/JC Imagem
4º lugar - Entre Amigos (Boa Viagem). Foto: Divulgação - 4º lugar - Entre Amigos (Boa Viagem). Foto: Divulgação
3º lugar - Zen (Espinheiro). Foto: Divulgação - 3º lugar - Zen (Espinheiro). Foto: Divulgação
2º lugar - Anjo Solto. Foto: Divulgação - 2º lugar - Anjo Solto. Foto: Divulgação
1º lugar - Barchef Mercado Gourmet. Foto: Divulgação - 1º lugar - Barchef Mercado Gourmet. Foto: Divulgação