Aplicativo Messenger do Facebook ultrapassa um bilhão de usuários

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/07/2016 às 16:52
messenger FOTO:

AFP

O Facebook anunciou na quarta-feira que seu aplicativo móvel de mensagens Messenger ultrapassou a barreira de um bilhão de usuários, um marco fundamental para a rede social americana, que busca expandir a plataforma para novos serviços.

O crescimento do Messenger aumenta o alcance do Facebook, que está trabalhando para criar uma "família" de aplicativos para além da rede social.

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"Como parte desta jornada para um bilhão, nós nos concentramos em criar as melhores experiências possíveis em comunicações dos dias atuais", disse o vice-presidente do Facebook, David Marcus, em comunicado.  "Continuamos focados em ajudar a conectar as pessoas com as pessoas e as empresas que mais importam", acrescentou.

O Facebook tem mais de 1,6 bilhão de usuários e o WhatsApp, outro aplicativo de mensagens comprado em 2014 pela rede social líder por cerca de US$ 20 bilhões, também conta com mais de um bilhão de usuários. Outros serviços da "família" Facebook incluem o aplicativo Instagram, usado por mais de 500 milhões de pessoas para compartilhar imagens, e o Oculus, equipamento de realidade virtual para jogos eletrônicos.

Marcus disse à AFP que os principais mercados do Messenger incluem a América do Norte, Austrália, Reino Unido, França, Filipinas, Tailândia e vários outros países europeus.  O Facebook tem trabalhado para fazer do Messenger uma "plataforma" com outros serviços, como os automatizados "bots", que fornecem notícias e se conectam com empresas, por exemplo. Marcus disse que o Messenger tem cerca de 18.000 bots ativos e continua expandindo a plataforma.

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O Messenger pode contribuir como fonte de rendimentos porque mantém os usuários no ecossistema do Facebook, onde podem ser alvo de anúncios.  "Vamos ver o que acontece nos próximos meses, mas eu acho que uma vez que você tem um ecossistema que começa a trabalhar entre empresas e tantos usuários no Messenger, vamos encontrar mais vetores de monetização no futuro", disse Marcus. "Mas não estamos na etapa de correr para obter benefícios econômicos", acrescentou.

O WhatsApp, que é administrado de forma independente, não aceita publicidade, mas está explorando maneiras de permitir que as empresas o usem para se conectar com os clientes.

Segundo a companhia, o Messenger é o segundo aplicativo mais popular no sistema iOS da Apple, atrás do próprio Facebook.

O Facebook disse que mais de 17 bilhões de fotos são enviadas para amigos através do Messenger todos os meses, e que os usuários do aplicativo já jogaram 1,2 bilhão de partidas virtuais de basquete.