Anonymous ameaça senadores que votarem a favor da limitação na internet de banda larga fixa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/07/2016 às 17:41
anonymous FOTO:

"Já sabem, né? Quem votar contra, vai ter #exposed, internet 3G cancelada e 30 caçambas de entulho na porta da garagem no dia seguinte! Com amor <3 Anonymous".

Foi com esse recado carinhoso que o grupo de hackers Anonymous Brasil ameaçou os Senadores que votarem contra o Projeto de Lei 174/2016, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que veda definitivamente a implementação de franquia limitada de consumo nos planos de internet banda larga fixa.

O projeto deveria ter entrado em votação na casa hoje, mas foi adiado a pedido do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que quer que o debate passe também pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), além da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

Na postagem no Facebook, os Anonymous publicaram links para o projeto de lei e para uma relação com os nomes, emails e telefones de todos os Senadores da República. "Só tem gente boa nessa lista!", comenta a postagem. O termo "exposed" usado no texto se refere à publicação de dados sigilosos do alvo. Ou seja, segundo o grupo, quem votar contra o projeto e a favor das operadoras, pode ver informações pessoais caindo na net.

Dentro do que eles chamam de Operação Operadoras, o grupo já bloqueou sistemas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ainda divulgou dados de executivos. Recentemente, sem surpresa alguma, uma pesquisa do Instituto DataSenado revelou que 99% dos 608.470 internautas se mostraram contra a limitação de dados na internet de banda larga fixa.

O tema foi também debatido em um dos nossos BitCasts, transmitido ao vivo com a participação do gerente jurídico do Procon-PE, Roberto Campos, e David Marconi, representante da Associação Nacional dos Micro Prestadores de Telecomunicações (Microtel).