Equipes pernambucanas embarcam rumo à RoboCup 2016, na Alemanha

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/06/2016 às 15:15
210616 - Treino equipe robotica - Foto Carlos Augusto (19) FOTO:

Os dois representantes de Pernambuco estão com quase tudo pronto para participar da Competição Mundial de Robótica – a RoboCup 2016, que será realizada entre os dias 30 de junho a 4 de julho, na cidade de Leipzig, na Alemanha.

O robô i-Zak, desenvolvido pela equipe do CESAR em parceria com o Centro de Informática UFPE/Voxar Labs e com o Robolivre, fará um último treino - com transmissão ao vivo às 15h30 da próxima quarta-feira, pelo Facebook - onde irá reproduzir o mesmo ambiente em que o robô terá que exibir sua destreza e cumprir tarefas na competição mundial.

iZak, do Cesar/Voxar Labs iZak, do Cesar/Voxar Labs

O i-Zak, atual bi-campeão latino-americano, irá competir na categoria @Home e desempenhar atividades como auxiliar doméstico. No mundial, os robôs precisam cumprir tarefas dentro de um ambiente caseiro, demonstrando comportamento inteligente e desenvoltura ao reconhecer objetos.

Já na modalidade Resgate, a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea, tem treinado todas as manhãs na Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, no mesmo bairro, trabalhando no desenvolvimento, montagem e programação dos robôs que levarão para a competição.

Equipe Lego Kombat. Foto: Carlos Augusto/PCR Equipe Lego Kombat. Foto: Carlos Augusto/PCR

Com idade entre 12 e 14 anos, os estudantes da equipe (denominada Lego Kombat) classificaram-se após terem sido campeões nacionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no ano passado, pouco mais de um ano e meio após a Prefeitura do Recife lançar o Programa Robótica na Escola. O desafio é montar os robôs em forma de carro, programá-los para que realizem uma trajetória repleta de obstáculos e para que resgatem os objetos determinados, no menor tempo possível.

A RoboCup reúne as melhores equipes de robótica do mundo e promove competições em diferentes categorias, como a RoboCup Júnior, o futebol de robôs, além das etapas mais focadas para o mercado, como a @Work e a @Home.