[E3 2016] - A realidade virtual nos games

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/06/2016 às 13:23
Foto: ROBYN BECK/AFP
Foto: ROBYN BECK/AFP FOTO: Foto: ROBYN BECK/AFP

O que parecia uma aposta por parte da indústria dos videogames em anos passados, em 2016 se tornou uma realidade. Ou melhor, realidade virtual. A Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano mostrou que os dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada são a próxima fase no desenvolvimento de games. E nessa corrida, a Sony saiu na frente.

As cerca de 50 mil pessoas que se reúnem nesta semana para conferir os lançamentos da principal feira da indústria de jogos do mundo, realizada nos Estados Unidos, terão a oportunidade de experimentar em primeira mão os principais jogos desenvolvidos para a nova plataforma, Playstation VR – exclusiva do Playstation 4 – que chega em outubro, por US$ 400.

A Microsoft, fabricante do Xbox, tem a Holo Lens, mais voltada para realidade aumentada e que vai além dos games, mas que ainda não tem data nem preço. Mas a empresa já está se preparando: anunciou uma nova versão do Xbox One, chamada Scorpio, com 6 teraflops de GPU, proporcionando uma experiência melhor para jogos em realidade virtual. Ainda foi anunciado o Xbox One S, uma versão menor do console, que tem fonte de alimentação interna, mas suporta 4K Ultra HD para filmes Blu-ray e conteúdo transmitido por streaming.

Foto: KEVORK DJANSEZIAN/AFP Foto: KEVORK DJANSEZIAN/AFP

Porém, quando se trata de novidades na indústria dos jogos eletrônicos, nem sempre a moda “pega”. Vimos isso antes com os controles de gestos, como os do Nintendo Wii e do Kinect do Xbox – que no último caso não agradou o público como se esperava. Mas o que difere o Kinect do Playstation VR? Adoção por parte das empresas desenvolvedoras de jogos. Enquanto o sensor de movimento ficou praticamente restrito aos jogos feitos pela própria Microsoft, vimos na E3 deste ano uma enxurrada de jogos que serão lançados para o VR até 2017, feitos por diversas empresas.

Franquias com grandes nomes chegarão ao VR. Para começar, a aclamada série Arkham, do popularíssimo Batman, ganhará uma continuação exclusiva no console: Batman - Arkham VR coloca os jogadores no universo do Cavaleiro das Trevas como nunca antes. “A realidade virtual está expandindo o espaço do videogame e do entretenimento em geral”, disse David Haddad, Presidente da Warner Bros. Interactive Entertainment, que foi complementado pelo colega da Rocksteady, Sefton Hill. “A Rocksteady está sempre procurando novas maneiras de mergulhar jogadores nos mundos que criamos e Batman: Arkham VR é um exemplo de como nós estamos aproveitando as evoluções tecnológicas”, disse.

Outro título que chamou a atenção do público foi Resident Evil 7, outra continuação poderosa que será lançada para todos os principais consoles, mas terá uma versão especial no Playstation VR. Para quem estava em Los Angeles, a experiência era como estar dentro de um verdadeiro filme de terror.

Para os nerds (não que todo mundo que esteja interessado nesse assunto não o seja), dois games relacionados a franquias muito amadas foram anunciados na E3. Star Wars Battlefront X-Wing VR Mission leva os jogadores para dentro do cockpit do caça mais popular de Guerra nas Estrelas. Já Star Trek: Bridge Crew, da Ubisoft, vai mais além: transforma o jogador em capitão da Aegis, espaçonave 90% similar à clássica Enterprise, de Jornada nas Estrelas. A apresentação do jogo foi feita por ninguém menos do que LeVar Burton, o eterno tenente Geordi La Forge, da Nova Geração.

Foto: KEVORK DJANSEZIAN/AFP Foto: KEVORK DJANSEZIAN/AFP