Recife sediará o Robótica 2016, em outubro

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/05/2016 às 17:33
robot FOTO:

O Robótica, maior congresso científico de robótica e inteligência artificial da América do Sul, vai acontecer este ano no Recife, entre os dias 8 e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento é organizado pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), com a Comissão Especial de Robótica (CER) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Centro de Informática (CIn/UFPE), RoboLivre, IEEE e a RoboCup.

A entrada será gratuita para os visitantes, que poderão conferir as competições de robôs - que incluem várias categorias, como futebol de robôs, robôs de serviço, logística, robôs de educação, de resgate e outros. Os estudantes e pesquisadores poderão testar seus próprios robôs em qualquer um desses desafios. Competidores e congressistas precisam de inscrição prévia.

Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos no Simpósio da Sociedade Brasileira de Robótica e IEEE devem acelerar seus artigos, pois o prazo para submissão dos trabalhos do LARS/SBR vai até o dia 27 de maio. As inscrições para as demais atividades podem ser conferidas na opção “datas importantes”, na página do evento.

O congresso é integrado pela Competição Latino-americana de Robótica (LARC), a XIII Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a Olimpíada Brasileira de Robótica, voltada para o público infantil. Os times classificados na LARC e CBR ficam mais próximos de competir no maior evento mundial da área – RoboCup, que no próximo ano será realizado no Japão.