[Dia da Mulher ] - Pernambucanas conquistam espaço no mercado de TI

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/03/2016 às 11:29
Laís Xavier FOTO:

por Priscila Miranda, especial para o Mundo Bit

Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Larry Page. Os grandes nomes mundiais na área de tecnologia são masculinos, porém as mulheres estão, há algum tempo, mostrando que existe espaço para elas fazerem história também. Em recente entrevista ao Portal Exame, a CEO da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, disse que o grande desafio é aumentar o número de mulheres dentro da companhia. Atualmente, elas são apenas 16,9% na empresa global. Para citar outros exemplos, a concorrente Apple tem 22% de mulheres em cargos de tecnologia e o Google possui 18% de ocupação feminina.

No Recife, infelizmente a realidade também é similar, mas alguns exemplos mostram que as garotas estão se mexendo para mudar esse cenário. Gestora de duas empresas dentro do Porto Digital, Laís Xavier, 32 anos, sempre soube da sua afinidade com os números. Desde a época do colégio, estava rodeada de meninos que queriam seguir a área de exatas. "Eram 10 meninas em uma sala com cerca de 100 homens", relembra. Ao entrar no curso de Ciências da Computação, a matemática não foi diferente. A turma, composta por 50 alunos, tinha 7 mulheres. "Nunca percebi discriminação por parte deles, porque eles acabavam tratando a gente de igual para igual. Às vezes até brincavam como se todos fôssemos homens, não nos enxergavam como diferentes", diz a empresária.

Laís Xavier Laís Xavier, da Mídias Educativas

O preconceito de gênero foi sentido quando Laís entrou no mundo empresarial. A cultura machista fez com que ela precisasse se impor ainda mais. "Percebi a diferença de tratamento de homens mais velhos comigo, que não dão muita credibilidade ao trabalho quando se é mulher. Tem que se provar. Uma reunião de atendimento com cliente é sempre uma surpresa, porque alguns acham que vai chegar algum menino de TI para atendê-lo e tomam um susto quando se deparam com uma garota. Se um cara jovem leva um tempo para se afirmar, uma mulher jovem leva muito mais tempo", acredita.

Atualmente ela coordena o Mídias Educativas, empresa de tecnologia para educação e que faz parte da incubadora do Porto Mídia, e o Mídias Criativas, empresa de tecnologia e entretenimento infantil. "Nosso primeiro produto lançado foi um livro sem letras para contação de histórias com realidade aumentada", explica.

Outra jovem mulher que luta para que os preconceitos acabem é Lhais Rodrigues, de 19 anos. Cursando o quarto período de Engenharia da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ela criou o "Women Makers" (mulheres que fazem, em tradução livre), projeto que busca emponderar, inspirar e incentivar a participação feminina nas áreas de Tecnologia, Engenharia e Empreendedorismo.

Lhais Rodrigues Lhais Rodrigues, da Women Makers

"Eu tenho um sonho grande de mudar o mundo através da tecnologia e atingir isso através da educação. Espero ajudar o maior número de pessoas a buscarem a profissão que elas quiserem seguir, principalmente as mulheres que querem atuar na área de tecnologia", conta a jovem, que passou a ser convidada para participar de eventos para contar suas experiências, como a Campus Party São Paulo. Entre os projetos que Lhais desenvolveu, está um aplicativo para smartphone que auxiliava o processo de Emergência no Hospital das Clínicas (HC) para enfermeiros e equipe médica. "O app ficou disponível no Google Play durante o ano de 2015", afirma.

Além de página no Facebook, a Women Makers vem desenvolvendo um site próprio e está a frente de uma série de palestras durante a Semana da Mulher na Tecnologia, evento promovido no Recife pelo Centro de Informática da UFPE em parceria com a Faculdade Guararapes.

Confira a programação da Semana da Mulher na Tecnologia da UFPE/FG:

08/03 - GeekNight por Mulher na ThoughtWorks Recife ás 19h

Hangout Mulheres na TI no Canal .NET ás 20h (https://www.facebook.com/events/992720170822405/)

09/03 - Palestra sobre Bitcoin no Centro de Informática da UFPE às 12h

Startup Weekend Women BootCamp: Como criar a sua startup? na FG Piedade às 19h

10/03 - Hangout sobre Marketing Digital no Google on Air ás 19h*

Workshop: Dreamspark + Azure - Criando seu website com Azure na FG Piedade às 09:30h

Emponderamento Feminino no Mercado de TI na FG Piedade às 19:30h

11/03 - Workshop: Dreamspark + Azure - Criando seu website com Azure (Exclusivo para alunos (as) do CIn-UFPE) ás 12h no Centro de Informática da UFPE

Hangout de HTML e CSS no Google on Air às 19h*

Workshop de Programação Android (App Inventor) na FG Piedade às 14h

Empreendedorismo, Emponderamento e Tecnologia na FG Piedade às 19h

12/02 - HackDay Technovation Challenge na ThoughtWorks Recife às 12h

Makers' Day by Women na ThoughtWorks Recife às 14h

Inscrições através do site oficial do evento.