Apple convoca recall voluntário para troca de adaptador para tomada

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/03/2016 às 18:06
adaptador apple FOTO:

Quem tem, ou teve, aparelho da Apple sabe: o conector de parede CA, que vai na tomada, é padrão. O que muda entre os dispositivos fabricados para os diferentes mercados é o adaptador que é encaixado no conector. Os brasileiros são daqueles redondos, que combinam com o nosso padrão de tomada. Os americanos são retos, como as tomadas de lá.

Pois, a Apple comprovou que, em casos muito raros segundo eles, o adaptador fabricado para uso na Europa Continental, na Austrália, na Nova Zelândia, na Coreia, na Argentina e aqui no Brasil pode quebrar e gerar risco de choque elétrico, se for tocado. "Estes adaptadores para conector de parede foram enviados de 2003 a 2015 com o Mac e certos dispositivos iOS e também incluídos no Kit Apple de adaptadores para viagem", explica a empresa em comunicado.

Por isso, a Apple está convocando os usuários trocar gratuitamente os adaptadores  afetados por novos e reformulados. Adaptadores fabricados para Canadá, China, Estados Unidos, Hong Kong, Japão e Reino Unido, e os adaptadores de alimentação USB da Apple não são afetados.

Os modelos afetados são esses:

Afetado Reformulado
Detalhe do adaptador reformulado Detalhe do adaptador reformulado

 

Tipos de pinos dos adaptadores afetados

Adaptador europeu Adaptador coreano Adaptador argentino/australiano Adaptador brasileiro
Pinos finos redondos,

ligeiramente tortos para dentro

Pinos grossos redondos Pinos angulares achatados Pinos finos redondos
Europa Continental Coreia Austrália

Nova Zelândia

Argentina

Brasil

Para trocar, vá até uma Apple Store ou Centro de Serviço Autorizado Apple. Eles irão verificar o número de série do produto, por isso, localize-o com antecedência.

Para saber mais sobre o recall, acesse AQUI o site da Apple.