No Twitter, criador da Campus Party diz que edição do Recife pode não acontecer

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/03/2016 às 11:52

(Foto: Reprodução/Twitter) (Foto: Reprodução/Twitter)

*[Atualizada às 13h30, 14h30 e 17h30]

Parece que os boatos de que Recife não terá sua edição da Campus Party em 2016 estão prestes a ser confirmados. Nessa segunda-feira, o criador do evento, o espanhol Paco Ragageles, afirmou em sua conta do Twitter que "lamentavelmente é quase seguro que este ano não teremos #cprecife :(".

[13h30] A afirmação gerou um movimento na rede social, com várias mensagens demonstrando a insatisfação dos campuseiros, atreladas à hashtag #queremosCPRecife. Também pelo Twitter, Ragageles contou à reportagem que falta apoio do poder público. "Ainda não tempos confirmação do apoio do Estado nem da Prefeitura, e sem o seu apoio e inviável realizar o evento. Estamos trabalhando, mas esta complicado", afirmou.

O prazo apertado também é outro fator, já que o evento é realizado tradicionalmente em julho, e já estamos em março. "Ademais, já não a quase tempo para organizar. Se não chegar o apoio de maneira quase imediata teremos que desistir", completou.

Governo de Pernambuco, entretanto, diz que ainda não chegou a tratar sobre o assunto. "Não houve reunião oficial de representantes da Campus Party com o Governo do Estado", relatou Lúcia Melo, secretária de Ciência de Tecnologia do Estado, pasta responsável pela organização do evento.

[14h30] Pelo lado da prefeitura, a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Roseana Amorim, conta que tem se reunido com a organização do evento para tentar viabilizá-lo, mas que ainda aguarda o posicionamento de patrocinadores privados para poder entrar com o apoio institucional. "A Campus Party é um evento grandioso, que ajuda a fomentar a cultura de inovação e impulsiona novos negócios para a cidade, mas não podemos fazê-lo sozinhos. Assim como o Instituto Campus Party, estamos em busca de apoio de entidades privadas que vêm patrocinando o evento desde a primeira edição e estamos torcendo para que ele possa ser realizado", afirmou a secretária, em entrevista por telefone.

[17h30] Em nota, a assessoria de imprensa da Campus Party afirmou que "está empenhando todos os esforços para adequar o budget e trazer novas soluções, juntamente com a rede de Campuseros, mas até o momento não conseguiu um retorno positivo do governo de Pernambuco".

Entretanto, segundo o comunicado, a CPRec ainda não está descartada. "Continuaremos colocando nossos maiores esforços para conseguir viabilizar mais uma edição em Recife com o intuito de colaborar com a sociedade e o governo no combate a problemas nas áreas da saúde e ciências".

No mês passado, chegou a ser divulgado pelo próprio Paco o tema "Ciência, Tecnologia & engajamento no combate à emergência epidemiológicas", muito relevante diante do surto que vivemos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti. No Brasil a cada hora são registrados 200 casos apenas de dengue, por exemplo.